Hospital alerta sobre superlotação e teme colapso

TEUTÔNIA

Hospital alerta sobre superlotação e teme colapso

Aproximação do inverno preocupa gestão hospitalar. Secretário promete novidade para o setor

Por

Atualizado terça-feira,
16 de Maio de 2023 às 07:10

Hospital alerta sobre superlotação e teme colapso
Quase 70% dos atendimentos no fim de semana foram de casos pouco ou não urgentes. Crédito: Alexandre Miorim
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após mais um fim de semana de atendimentos acima da capacidade, o Hospital Ouro Branco teme o agravamento do cenário à medida que o inverno se aproxima. Conforme a direção, medidas urgentes são necessárias para aliviar a demanda sobre a casa de saúde, sob risco de comprometer a qualidade e a segurança nos serviços prestados.

De 80 a 85 pacientes por dia é a quantidade adequada que a instituição consegue absorver dentro da normalidade, informa a gestão. No entanto, esse índice esteve em 115 no sábado e em 110 no domingo. Uma nota foi emitida para alertar a comunidade sobre o aumento do tempo de espera aos casos pouco ou não urgentes devido à necessidade de priorizar os pacientes mais graves.

“Foi apenas a primeira onda de gripes e doenças respiratórias agora em abril e maio. Temos muita preocupação que isso se acentue nos meses de junho, julho e agosto, com o frio, com a mudança de clima. Isso pode gerar um colapso”, afirma o diretor-executivo do HOB, José Paulinho Brandt.

Dos 225 pacientes atendidos durante o fim de semana, 156 foram casos de pouca ou nenhuma urgência, o que representa 69%. Nesse sentido, a direção do Ouro Branco cobra do município a oferta de alternativas para evitar que toda a demanda da saúde recaia apenas sobre o hospital nos sábados, domingo e feriados.

“É evidente que não negaremos atendimento. Mas é uma questão de capacidade. Temos que priorizar o que nos cabe enquanto hospital, que são atendimentos de urgência e emergência”, analisa Brandt. Segundo ele, um ambiente tenso e tumultuado torna as equipes mais propícias ao erro, e o HOB não pode colocar em risco a qualidade do atendimento.

Brandt frisa a importância de melhorar a atenção secundária no município. Uma proposta que chegou a ser apresentada ao governo seria o uso da estrutura do Ambulatório SUS, em frente ao hospital, nos feriados e fins de semana para casos pouco ou não urgentes.

Novidade a ser anunciada

Em entrevista na sexta-feira ao programa Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, o secretário de Saúde, Juliano Körner, falou sobre os esforços do governo para qualificar o setor. Segundo ele, a reformulação do contrato com o HOB incluiu 500 horas médicas, de modo a garantir dois médicos por dia no Centro Avançado em Saúde (CAS) para atender fichas azuis e verdes do hospital.

Redução das filas nos postos de saúde, descentralização dos serviços, reorganização das Estratégias de Saúde da Família, volta da unidade móvel ao interior e inauguração de Unidade Básica na Vila Esperança também foram citados como avanços recentes com efeitos para aliviar a demanda do Ouro Branco. Há nove unidades de saúde em Teutônia, e o município orienta a população a procurar esses serviços.

Körner disse ainda que, mesmo com a queda de R$ 9 milhões na arrecadação em 2022, o Executivo destinou 28,76 % à área da saúde, acima dos 15% obrigatórios. “Estamos fazendo, dentro do nosso limite financeiro, tudo o que realmente podemos fazer. Hoje temos cerca de 220 horas médicas a mais do que quando assumimos o serviço”, defendeu.

Sobre a proposta do HOB de usar o espaço do Ambulatório SUS para atendimentos de baixa complexidade, nos feriados e fim de semana, o secretário garantiu que a sugestão é estudada pelo prefeito Celso Forneck junto com as equipes de Saúde e da Contabilidade. Segundo Körner, a administração deve fazer em breve um anúncio importante para a área da saúde. “Num futuro bem próximo, o prefeito vai anunciar melhorias para a saúde, especialmente aos atendimentos das fichas verdes e azuis”, prometeu.

Direção do hospita busca alternativa com município para reduzir pressão sobre o sistema. Crédito: Alexandre Miorim

Acompanhe
nossas
redes sociais