Carisma e simplicidade do Seu Antenor marcam a trajetória do AGF Supermercados

Made In Encantado

Carisma e simplicidade do Seu Antenor marcam a trajetória do AGF Supermercados

Com 32 anos de história, estabelecimento recebe clientes de 22 municípios e se consolida como uma das grandes marcas de Encantado.

Por

Atualizado quarta-feira,
02 de Maio de 2023 às 07:29

Carisma e simplicidade do Seu Antenor marcam a trajetória do AGF Supermercados
Empresário de 76 anos perdeu a mãe quando tinha 6 meses de vida (Foto: Diogo Fedrizzi)

Valorizar as pessoas. É dessa forma que o empresário Antenor Gonzatti, 76, fidelizou os clientes desde quando abriu a primeira “bodega” na Linha Capoeirinhas, interior de Relvado, em 1969, até consolidar o AGF Supermercados como um dos maiores estabelecimentos da região. Hoje, o empreendimento está entre as 20 principais empresas de Encantado. A atual estrutura de vendas ocupa um espaço de 2,5 mil metros quadrados no prédio localizado na Avenida Antonio de Conto, no Bairro Planalto.

Com 60 colaboradores, o AGF atende consumidores de 22 municípios, desde Arvorezinha até Coronel Pilar, e tem à disposição 70 mil itens divididos em setores de alimentação, padaria, açougue, fruteira, higine e limpeza, e utilidades domésticas. São 32 anos de história. “Sempre tive espírito empreendedor”, revela Antenor, que lembra com orgulho da primeira novilha que negociou, aos 14 anos. “Peguei um boi com o dobro do peso da novilha e mais um bom dinheiro de volta”. A atitude rendeu elogios do pai, que o incentivou a seguir. “Ele só me alertou para ter responsabilidade e manter a palavra. Não importa se o negócio for bom ou ruim, o importante é honrar a palavra”, diz. Atualmente, o supermercado é administrado pelos filhos, Rober e Robison. “Eu cuido do dinheiro. Até passo pano no chão se precisar, mas as demais funções deixo para os outros”, confessa.

Aos seis meses de idade, Antenor perdeu a mãe e foi criado pela madastra, Maria Sangalli. A família tinha nove filhos. Após a morte do pai, abriu a bodega, em Capoeirinhas. Os primeiros mantimentos que comprou em Porto Alegre foram amido de milho, polvilho, sal amoníaco e linha de costura. “No meu boteco não podia faltar baralho, cachaça, fumo em corda e cigarro. Também ganhei dinheiro fácil com a mesa de sinuca”, recorda. Ele também criava suínos para engorda e trabalhava na roça. A esposa Lourdes era professora em Relvado.

Quando se mudou para Encantado, em 1981, o casal e os dois filhos foram morar no Bairro Planalto e abriram um mercadinho num espaço de 5×8 metros. Mais tarde, o estabelecimento foi transferido para o atual endereço. “O AGF nasce no mercadinho. Conforme tinha sucesso nas vendas, ampliava. Sempre foi assim na nossa família. Crescer aos poucos. Os meus filhos mantêm essa ideia”, comemora Antenor, que não abre mão da simplicidade e da honestidade em sua rotina. “Sou o mesmo Antenor da Capoeirinhas. Respeito a todos, vou ao enconto das pessoas e gosto de conversar”. Além de estar inserido nas causas sociais, o empresário valoriza o hábito de participar de festas comunitárias pela região aos finais de semana. “Vou lá, pago uma rodada de cerveja para os amigos. Na segunda-feira, pode ter certeza, tem gente daquela comunidade no AGF”, afirma.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais