Atendimento na UPA pauta manifestações de vereadores

CÂMARA DE LAJEADO

Atendimento na UPA pauta manifestações de vereadores

Em contrapartida, líder de Governo na casa prometeu mais médicos em postos e ampliação do horário na unidade de saúde do bairro Montanha

Por

Atendimento na UPA pauta manifestações de vereadores
Vavá (MDB) e Mozart (PP) discordam sobre o serviço de saúde no município (Crédito: Henrique Pedersini)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O atendimento à população na área da saúde voltou a ser o foco na sessão da Câmara de Lajeado nesta terça-feira (16). A maioria dos questionamentos foi o serviço prestado na Unidade Pronto Atendimento (UPA). Vários vereadores citaram oo caso ocorrido no final de semana, onde uma mulher registrou boletim de ocorrência em que se queixa da postura de um médico após a filha dela ter engolido um inseto e buscar socorro na UPA.

Vavá revelou a intenção de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar o trabalho desenvolvido pela secretaria da Saúde. “Estou em conversas para conseguir as cinco assinaturas necessárias”, avisou. Sérgio Kniphoff (PT) citou que a média de atendimentos na UPA é de sete pacientes por hora para cada um dos médicos. “É desumano com quem recebe o atendimento e com a equipe de profissionais”, avaliou.

As críticas foram rebatidas pelo líder de Governo, Mozart Lopes (PP), que adiantou medidas a serem anunciadas pela Administração Municipal nos próximos dias. Os postos de saúde dos bairros Conventos, Jardim Do Cedro e Igrejinha receberão reforço no quadro médico. “Com dois não dá conta, esses locais terão um terceiro médico provavelmente a partir da semana que vem”, completou. A unidade do bairro Montanha terá atendimento ampliado pelo menos até 22h30min, hoje o expediente encerra no final da tarde.

Contratação de veterinário e professor
Por unanimidade, os vereadores deram sinal positivo para que o Executivo contrate um médico veterinário para atuar na vigilância sanitária e um professor para educação infantil – anos iniciais. Ambas são em caráter emergencial e temporária.

Outra matéria que avançou na Câmara foi a remissão de 75% no valor de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os imóveis que servem de passagem da linha de energia elétrica de alta tensão em Lajeado.

Além de um texto arquivado e outro adiado para a próxima sessão, cinco projetos que estavam na Ordem do Dia receberam pedido de vistas,  Entre eles o que cria os cargos de Tesoureiro e Agente Administrativo na Câmara. Por maioria de votos, foi acatado o parecer da Comissão de Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar sobre um projeto de Ranzi que delimitava o valor cobrado em inscrições para concursos públicos.

Antes da sessão o agora ex-secretário de Planejamento Giancarlo Bervian fez um agradecimento pelo período em que integrou a equipe de Governo de Marcelo Caumo e manteve contato com o Legislativo.

Acompanhe
nossas
redes sociais