Lajeado libera vacina contra a gripe para a população em geral

SAÚDE

Lajeado libera vacina contra a gripe para a população em geral

Posto do Centro estará aberto neste sábado, 20, das 8h às 14h, para atender o público que não consegue comparecer durante a semana

Por

Lajeado libera vacina contra a gripe para a população em geral
Foto: Divulgação
Lajeado

A Prefeitura de Lajeado passa a disponibilizar doses de vacina da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) para a população em geral. Até o momento, apenas os grupos prioritários podiam ser imunizados. As doses já estão disponíveis em Unidades de Saúde de Lajeado (confira a lista no link).

Por conta da baixa procura pela imunização e pelo considerável aumento do número de casos, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da imunização. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou em abril. Até o momento, a estimativa é de que apenas 30% do público-alvo foi imunizado. A iniciativa de liberar a imunização para a população em geral visa ampliar a cobertura vacinal contra a doença.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, o município apresenta um aumento de confirmação de Síndromes Gripais (SG) e Síndrome Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causados pelo vírus Influenza A H1N1.

“Sazonalidades com prevalência deste subtipo de Influenza A tendem a ter mais casos de SG, SRAG e óbitos. Além da circulação desse vírus, ainda estamos detectando casos por Influenza B e Covid-19. Reforçamos que permanece a importância da vacinação dos grupos prioritários, que são os mais propensos ao desenvolvimento das formas mais graves da doença”, explica Juliana.

Vacinação especial

O Posto do Centro estará aberto neste sábado, 20, das 8h às 14h, para atender o público que não consegue comparecer ao posto durante a semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais