Respeito aos funcionários da EGR

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Respeito aos funcionários da EGR

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As necessárias e duras críticas à ineficiência da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) precisam persistir. O governador Eduardo Leite (PSDB), que nessa semana experimentou o conforto e a agilidade dos metrôs e das inovações nova-iorquinas durante viagem oficial aos Estados Unidos, não tem outro caminho a não ser a extinção da estatal criada há uma década.

Não há razões para manter em pé um organismo que não devolve o suficiente ao povo gaúcho, e cuja eventual atuação fiscalizatória junto à futura concessionária pode muito bem ser suprida por outras estruturas do Estado. Mas é preciso esclarecer o óbvio: as críticas e protestos não podem ser dirigidas aos funcionários e servidores da EGR.

Terceirizados ou não. Acima de tudo, e o óbvio precisa ser dito e repetido, é necessário manter o devido respeito aos trabalhadores que atuam na reparação das pistas, nos setores administrativos e, o mais importante, nas praças de cobrança. Eles não têm culpa sobre a inoperância da empresa pública e do governo estadual. Pelo contrário. Eles também são vítimas.


As fakenews, os exemplos e a imparcialidade

O debate sobre o chamado “projeto das fakenews” é mais do que necessário. O crescimento exponencial das redes sociais em nossas vidas já tomou proporções incontroláveis. É de fundamental importância debater modelos e ferramentas idôneas – a todos os lados e ideologias ou crenças – para mitigar a pulverização de informações falsas ou criminosas. Além de tratarmos da verdadeira e justa liberdade de expressão ou pensamento, estamos tratando da saúde mental da nossa população.

Há, sim, o risco de um grande colapso nas informações, com potencial para gerar ainda mais atrocidades ou ataques terroristas dentro dos nossos ambientes públicos ou privados. Combater tudo isso me parece que é consenso entre as pessoas de bom senso. O problema, e esse não é simples, é a forma de controle. Ou seja, descobrir – ou criar – uma forma saudável para censurar ou mitigar as informações maléficas. Uma função que, de forma alguma, pode atender às pressões políticas e ideológicas. E acreditar em um modelo imparcial em terras tupiniquins, por ora, é uma utopia. Mas há bons exemplos mundo afora – inclusive em países conhecidos pelo aspecto liberal – com capacidade para contribuir e muito com o propósito. Basta pesquisar. E sem filtros.


Piso dos professores na justiça?

A indefinição sobre o pagamento ou não do piso nacional aos professores da rede de ensino pública em Estrela pode parar na justiça. Eu explico. Na quarta-feira passada, ocorreu uma reunião entre integrantes da associação responsável pela classe. Não há definições sobre o fato. Há, sim, a intenção por parte de muitos integrantes de ingressar com uma ação judicial para garantir o pagamento do piso.

Segundo alguns integrantes do grupo, o diálogo com o governo municipal restou prejudicado nas últimas semanas. Por outro lado, o Executivo já apontou o provável impacto financeiro: R$ 3,6 milhões por ano. Mas não há prazo ou data para divulgar a decisão.


TIRO CURTO

• O MDB está muito disposto a atrair Marcelo Caumo (PP) para o partido. Aliás, e por meio de um ou dois agentes, eles já estão próximos. A informação divulgada em primeira mão pela coluna virou notícia regional e tem pautado os debates nas esquinas democráticas da cidade. E o prefeito de Lajeado sabe disso. Por óbvio, ele não define (ou anuncia) nada antes do fim do mandato. Isso seria um terrível tiro no pé. Mas é inegável que as especulações agradam e muito o gestor lajeadense.

• Aliás, e antes de qualquer mudança partidária ou não, Marcelo Caumo (PP) precisa exigir uma melhor iluminação na pista de caminhada/corrida no Parque dos Dick.

• Ex-vereador e advogado, Darlã Bellini (PSD) deixou a função de Diretor da Câmara de Vereadores de Estrela e vai assumir como Chefe de Gabinete do prefeito Elmar Schneider (MDB).

• A Diretora Nacional de Investimentos da CCR Rodovias, Thais Borges, confirmou presença na Assembleia da Amvat, que ocorre no dia 18 de maio, no Estrela Palace Hotel. Na ocasião, ela vai detalhar o novo cronograma de obras na BR-386.

• Ainda sobre a aguardada assembleia, também participam do encontro o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann (União Brasil), e a Secretária Estadual Adjunta de Educação, Stefanie Eskereski. Ah, e ao meio dia será servido um almoço típico alemão para os festejos de 147 anos de Estrela.

• Em tempo, o dia 18 de maio também foi a data escolhida pela CIC/VT e o Codevat para o seminário “Free Flow: o modelo para o desenvolvimento”, que ocorre a partir das 16h, na Univates.

• Voltando ao solo estrelense, a Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) republicou o edital de licitação para concessão de uma área de 17,3 mil metros quadrados do porto fluvial. O espaço é plano e não possui benfeitorias. A concorrência busca “operacionalizar atividade industrial”.

• O tempo passa, o tempo voa, e a votação do projeto de financiamento de R$ 15 milhões segue em banho-maria em Teutônia.

• Os responsáveis pela 20ª Mostra Guaporé também pretendem realizar um evento de lançamento em Encantado. O objetivo é cada vez mais integrar a cidade das joias e lingeries ao Vale do Taquari.

• Sobre Encantado, estou curioso para saber quais vereadores serão contrários ao regramento mais justo – e moral – das diárias, que deverá ser proposto em breve pela Mesa Diretora. Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais