Projeto Rumo prepara jovens para o mercado de trabalho

Qualificação

Projeto Rumo prepara jovens para o mercado de trabalho

Programa desenvolvido pelo Grupo A Hora beneficia 20 estudantes de Lajeado e Estrela

Por

Atualizado sábado,
13 de Maio de 2023 às 09:14

Projeto Rumo prepara jovens para o mercado de trabalho
Primeiro encontro com os jovens ocorreu na sede do Grupo A Hora, em Lajeado. Crédito: Luciane Eschberger Ferreira
Vale do Taquari

Um grupo de 20 estudantes do Ensino Médio tem a oportunidade de se qualificar para iniciar a sua vida profissional. Os jovens, selecionados pelas escolas públicas, participam do Rumo – Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho. A turma é formada por 11 alunos de Estrela e nove de Lajeado.

A primeira reunião, com o coordenador do projeto e professor responsável, Fabiano Conte, na terça-feira, ajustou documentação, tirou dúvidas e tratou da logística. Os encontros estão agendados para as segundas-feiras à tarde, a partir de 22 de maio, em sala da Faculdade La Salle, em Estrela. Conte apresentou o programa e a dinâmica das aulas, que prevê visitas a empresas e a participação de especialistas convidados para abordar determinados temas. “A cooperativa Sicredi vai trabalhar a questão financeira.”

A capacitação abordará, por exemplo, comunicação, comprometimento, controle emocional, ética e respeito ao meio ambiente. “É uma oportunidade ímpar de ter qualificação e possibilidade de se inserir no mercado de trabalho”, destacou Conte. Com exceção de uma aluna que participou do programa Jovem Aprendiz, os demais não têm qualquer experiência de trabalho.

Os jovens terão transporte, lanche, materiais de apoio e outros custos subsidiados pelo Projeto Rumo. O cronograma prevê o recesso de uma semana em julho, para acompanhar as férias escolares, e se encerra em setembro.

Pesquisa embasa conteúdo programático

Os conteúdos foram elaborados tendo como base as demandas apontadas na pesquisa Rumo – o futuro da mão de obra na região. O levantamento, realizado ano passado pela empresa Macrovisão, ouviu 206 empresários e 604 estudantes do Ensino Médio. Entre os dados apurados, destacam-se os temas aptidão para o trabalho e comprometimento.

A contraposição é clara quando os estudantes dizem que estão aptos a trabalhar, e os empresários, que não estão. Da mesma forma, os jovens consideram-se aptos para vida profissional, enquanto os gestores entendem que falta preparo.

Oportunidade

Thueicy Soares, 17, é estudante do 3º ano do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. Ela tem objetos claros: “quero aprender, ter oportunidade de emprego e juntar dinheiro para fazer CNH categorias carro e moto.” A participação na rádio da escola despertou em Thueicy o interesse na área da comunicação.

A estudante do 2º ano Manuela Freitas, 17, quer iniciar a vida profissional tão logo complete a maioridade. Acredita que o curso vai prepará-la para iniciar sua carreira.

Projeto também inicia atividades com estudantes em Estrela. Crédito: Luciane Eschberger Ferreira

Acompanhe
nossas
redes sociais