Biosofia Laboratório conta com teste genético inédito de intolerância ao glúten

Produzido por Alfa

Biosofia Laboratório conta com teste genético inédito de intolerância ao glúten

Exame está disponível na matriz em Estrela e nas unidades de Lajeado e Bom Retiro do Sul

Apresentado por

Um diagnóstico que até pouco tempo atrás levava tempo para ser apurado com precisão, agora pode estar nas mãos do paciente e do seu médico em menos de uma semana. Trata-se da comprovação de uma reação no organismo que vem se popularizando, mas que nem sempre era de fácil comprovação: a intolerância ao glúten – um tipo de proteína presente em alguns cereais, como trigo, centeio, malte e cevada, por exemplo. 

 

Desde a última semana, a Biosofia Laboratório de Análises Clínicas, com matriz em Estrela e unidades em Lajeado e Bom Retiro do Sul, oferece o exame genético de intolerância ao glúten de maneira pioneira na região, em parceria com um laboratório especialista em biotecnologia, de Porto Alegre. 

 

Segundo a diretora da empresa, a biomédica Raquel Birck, trata-se de um teste específico, feito a partir da coleta sanguínea. “Além da precisão no diagnóstico, que garante tratamentos mais assertivos e melhor qualidade de vida, o exame se destaca pela agilidade no resultado, que leva entre 4 e 6 dias. Para casos urgentes, conseguimos prazos ainda mais rápidos. Com a parceria, também ganhamos agilidade nos testes genéticos de intolerância à lactose, que existem há mais tempo, mas que melhoraram os prazos”, destaca. Os testes estão disponíveis por convênio ou particular. 

 

SUS em Lajeado

Outra recente conquista da Biosofia Laboratório foi a assinatura do convênio com o SUS para atendimentos em Lajeado. “Na Clínica Amo contamos com um posto de coleta do laboratório, que agora passa a disponibilizar exames de forma gratuita para pacientes encaminhados via Sistema Único de Saúde”, comemora Raquel. A Clínica Amo, que oferece atendimento multidisciplinar, fica na rua 17 de Dezembro, nº 661, no bairro Hidráulica. 

 

Atendimento domiciliar e resultados on-line

A Biosofia Laboratório também disponibiliza facilidades aos clientes e parceiros. Uma delas é disponibilizar os resultados de exames no site do laboratório (www.biosofialaboratorio.com.br), por meio de um login e senha. “Oferecemos ainda uma área específica aos médicos, que não precisam esperar o paciente para ter acesso aos exames.”

 

Outro benefício é para pessoas apresentam dificuldade de locomoção, como idosos e pacientes acamados. A Biosofia Laboratório oferece atendimento domiciliar aos sábados pela manhã, que precisam ser agendados. “Reservamos o sábado para esse serviço, pois geralmente são pessoas que necessitam de uma atenção mais específica”, enfatiza a biomédica.  

  

Um sonho de infância 

A Biosofia Laboratório, que se destaca pela qualidade e agilidade nas análises clínicas em suas três unidades e em empresas parceiras, como o P.A.+, de Estrela, e a Clínica Geriátrica Caminhos da Vida, de Lajeado, nasceu do sonho de sua diretora. Desde criança, ela queria abrir um hospital no Distrito de Delfina para “descobrir as doenças e ajudar as pessoas.” Mas, quis o destino que, primeiro, ela rumasse para a Pedagogia. O sonho da área da saúde ressurgiu quando sua avó, no auge da Doença de Alzheimer, abençoou uma carta escrita em alemão por Raquel, quando estava na 5ª série, onde traçava metas para o futuro. Logo surgiu a oportunidade de ingressar no curso de Biomedicina da Ulbra e de trabalhar no Laboratório do Hospital de Pronto Socorro (HPS), de Canoas. 

 

Ao concluir a segunda graduação e contar com o apoio da família, retornou a Estrela e, levando em conta sua ampla experiência e uma pesquisa de mercado, resolveu abrir o Laboratório de Análises Clínicas, em 2015. “Não foi fácil, pois entendia pouco das questões burocráticas. Começamos a nos estabilizar em 2016, com o credenciamento do SUS em Estrela e, com investimentos, atualizações e muita dedicação, hoje contamos com equipamentos de alta tecnologia, uma equipe de 11 profissionais capacitados e serviços diferenciados para atender a região”, elenca Raquel.  

 

Onde atendemos?

– ESTRELA

Rua Geraldo Pereira, nº 300, Alto da Bronze

Central telefônica: (51) 3712-2336

WhatsApp: (51) 98977-4949

 

– LAJEADO

Rua 17 de Dezembro, nº 661, Hidráulica

WhatsApp: (51) 99002-6709

 

– BOM RETIRO DO SUL

Rua Peri Ribeiro, nº 101, Centro 

WhatsApp: (51) 98474-4845

 

LEGENDAS:

Equipe da Biosofia Laboratório que atende na matriz, no centro de Estrela

 

Raquel Birck: exame inédito promete agilizar diagnósticos e tratamentos 

 

créditos: divulgação