Poço das Antas celebra 35 anos como potência no setor primário

ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Poço das Antas celebra 35 anos como potência no setor primário

Diversificação da economia por meio da fruticultura está entre as estratégias da atual gestão

Por

Atualizado sexta-feira,
12 de Maio de 2023 às 06:56

Poço das Antas celebra 35 anos como potência no setor primário
Cidade com 2,3 mil habitantes se destaca no agro e indústria de alimentos. Crédito: Alexandre Miorim
Poço das Antas
Britagem Cascalheira | VERTICAL

Robustez econômica, excelência em serviços públicos e tradições preservadas. Um dos mais jovens municípios do Vale do Taquari completa 35 anos nesta sexta-feira e celebra as características que o definem como referência estadual em qualidade de vida.

Com pouco mais de 2 mil habitantes, a pequena cidade de origem alemã tem no setor primário e na indústria de alimentos a principal geração de riqueza. “As pessoas têm poder aquisitivo de razoável para bom e o município consegue oferecer bons serviços à população”, descreve a prefeita Vânia Brackmann.

Entre os segmentos já consolidados estão a suinocultura e a avicultura, mas outros ramos crescem de modo a dar perspectivas de ampliação da matriz econômica. Nesse sentido, a fruticultura é uma das apostas da atual gestão. Em meio a turbulências econômicas, surge como uma alternativa importante e segura de renda para os produtores.

“É um ramo que não exige tanto investimento. As pessoas que trabalham com isso estão muito satisfeitas”, comenta Vânia, que menciona os programas de incentivo para custeio de mudas e atividades de assistência técnica e compartilhamento de informações, como o 1º Seminário Regional de Fruticultura Diversificada, previsto para o fim deste mês.

Nos serviços públicos, Vânia exalta qualidade na educação e na saúde pública, onde a estratégia é focar na medicina de prevenção. Menciona que a fila por cirurgias de catarata foi zerada e que há pouca espera para procedimentos nas demais especialidades. Distribuição de água garantida a toda a população por meio de poços artesianos, tratamento de esgoto e ações e campanhas para a separação correta do lixo compõem um quadro satisfatório em termos de saneamento básico.

Desafios

Apesar de boas condições de infraestrutura interna, com boa parte a malha viária pavimentada e pontes reformadas, uma das adversidades está na conexão com os centros urbanos, a exemplo da situação deteriorada da ERS-419. A rodovia liga a cidade a Teutônia e é objeto de mobilização por parte de líderes locais para o seu recapeamento.

Outro desafio, comum aos demais municípios rurais, está em manter os jovens em suas propriedades. Nesse aspecto o esforço se concentra em garantir os recursos dos quais eles necessitam, como a fibra ótica em todo o território municipal. “Procuramos trazer tudo o que é possível aos jovens daqui, para que eles possam encontrar meios de permanecer”, afirma a prefeita.

Celebrações

As festividades alusivas ao aniversário de emancipação iniciaram no fim de semana passado, com a 2ª Rústica de Poço das Antas. Na noite de hoje, ocorre o Desfile de Escolha das Soberanas, na Sascpa. A programação inicia às 20h e conta com baile de Matheus & Mathias e Banda.

Acompanhe
nossas
redes sociais