Muçum recebeu lançamento do Trem dos Vales e Trem da Imigração

Turismo nos trilhos

Muçum recebeu lançamento do Trem dos Vales e Trem da Imigração

Além da apresentação dos projetos, encontro explanou a relevância dos passeios para desenvolvimento turístico da região

Por

Muçum recebeu lançamento do Trem dos Vales e Trem da Imigração
Prefeito Mateus Trojan durante lançamento dos trens turísticos
Muçum
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A quinta edição do Trem dos Vales e o Trem da Imigração foi lançada para empreendedores voltados ao turismo e lideranças políticas de Muçum, além da imprensa regional e representantes da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), nesta manhã, dia 11, na Casa Brandão, na Linha Santa Lúcia, interior de Muçum. Mais de 80 pessoas participaram do encontro, que iniciou com o típico café colonial servido no local, seguido de apresentação do Grupo Folclórico de Danças Italianas La Barca e explanações sobre o progresso turístico do Vale do Taquari.

A temporada de passeios inicia com o Trem da Imigração que, nesta segunda edição, foi ampliado até Muçum, ocorrendo assim entre Muçum, Roca Sales e Colinas, percorrendo cerca de 30 quilômetros entre a Ferrovia do Trigo e a Ferrovia Tronco Principal Sul (TPS), em um percurso que dura cerca de 2 horas. Para os passeios, os carros de passageiros e estações novamente ganharão decoração especial das culturas alemã e italiana. Também são programadas atrações culturais e a comercialização de produtos da gastronomia ítalo-germânica.

Assim, os passeios serão realizados nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de julho com roteiros duas vezes ao dia: Muçum – Colinas, com saída às 9h, e Colinas – Muçum, com partida às 14h30min, em um total de dez passeios. Os roteiros contemplam somente ida de Trem. Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário. O valor do passeio por pessoa é de R$ 129,00 e os bilhetes já estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

Já o Trem dos Vales acontece em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, em um total de 92 passeios, mais uma vez tendo Muçum e Guaporé como pontos de partida, contemplando também os municípios de Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. O percurso de 46 km é marcado por 23 túneis e 15 viadutos, entre eles, o Viaduto do Exército ou V13, considerado o maior da América do Sul, com imponentes 143 metros de altura e 509 metros de extensão.

A projeção da organização é de que mais de 45 mil visitantes realizem os passeios, Segundo a mesma, mais de 40% das passagens para os passeios já foram comercializadas. O valor do passeio por pessoa é de R$ 154,00 e os bilhetes já estão à venda no site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

Trabalho integrado

O encontro desta manhã, para lançamento dos projetos, funcionou também como um bate-papo sobre a evolução do turismo no Vale do Taquari. O coordenador do Trem dos Vales e do Trem da Imigração, Rafael Fontana, destacou que a melhor forma de a região se destacar, é a união e o diálogo entre os empreendedores, fazendo com que o turista saia da região satisfeito. “O mais importante é sim que o turista venha ao nosso estabelecimento, mas que também ele saia da região encantado, feliz, que ele fale bem da região, traga seus amigos de volta e consuma em outros estabelecimentos também. Esse é um trabalho integrado que fortalece demais todo o trade turístico. É fundamental para que tenhamos êxito nos próximos anos”.

Desenvolvimento

A presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Muçum, Valesca Cristina Pasqualetto, destacou o progresso de Muçum em torno do Trem do Vales, fazendo surgir novos investimentos. “Quanta coisa que olhamos e que não existia e que viemos a ter a partir do surgimento do Trem dos Vales”, constatou.

Para ela, o trabalho desenvolvido pelos municípios, sobretudo a partir dos empreendedores locais têm sido fator determinante. “A gente, como empreendedor, deve fazer nossa parte. A gentileza, o tratamento com as pessoas, como a gente recebe e acolhe nossos turistas, como a gente partilha aquilo que a gente acredita é muito importante”, disse.

Destino turístico

O prefeito do município de Sério e vice-presidente da Amturvales, Sidnei Moisés de Freitas, observou entusiasmo e comprometimento regional na fala de Fontana e Valesca. Para ele, o Vale tem se estruturado e tem hoje um dos principais destinos turísticos do Estado. “Se hoje estamos nessa fase, é porque contamos com suporte dos órgãos públicos, que estão apoiando as iniciativas. Parabéns a cada empreendedor pela coragem, empenho e dedicação. Estamos transformando a região, graças também a um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Amturvales há muitos anos”, complementou.

 

Novos empreendimentos
O prefeito de Muçum e vice-presidente da Amturvales, Mateus Trojan, iniciou sua fala tecendo uma série de agradecimentos a todos os presentes e demais envolvidos no processo de desenvolvimento turístico de Muçum e região, destacando a atuação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade responsável pela execução dos passeios turísticos de trem. “A ABPF é uma associação que atua no Brasil inteiro, são pessoas que acreditam na preservação de ferrovias, que trabalham nisso há muitos anos na preservação ferroviária, sem fins lucrativos”, lembrou.

Trojan seguiu seu discurso enfatizando a importância da parcimônia entre a iniciativa privada e Poder Público e informou o surgimento de novos investimentos no município, que devem agregar ao Trem dos Vales e ao Trem da Imigração, bem como a outros projetos já consolidados na região. “Esse casamento entre empreendedores e Poder Público viabiliza a expansão do crescimento das regiões e as cidades turísticas. Temos quatorze novos empreendimentos voltados ao turismo surgidos desde o início de nossa gestão, em 2021. E temos três a quatro novos empreendimentos para serem anunciados nos próximos dias e meses. Um deles, será na Linha Santa Lúcia, um produto âncora que ajudará a expandir a capacidade turística dessa região e de todo o Vale do Taquari”, pontuou.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais