Círculo de Amigos de Boppard celebra 10 anos de parceria com a Alemanha

ARROIO DO MEIO

Círculo de Amigos de Boppard celebra 10 anos de parceria com a Alemanha

Grupos de jovens formados por alemães e brasileiros trocam experiências. Neste ano, visitas alternadas ocorrem em julho e novembro

Por

Círculo de Amigos de Boppard celebra 10 anos de parceria com a Alemanha
Em assembleia, grupo comemorou os dez anos da parceria. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

Desde agosto de 2013 Arroio do Meio e Boppard, na Alemanha, são consideradas cidades co-irmãs. Em razão da parceria, ambos os municípios realizam intercâmbios culturais onde comitivas de jovens conhecem a cultura e peculiaridades de cada local. Em julho uma comitiva arroio-meense prepara uma visita.

Os dez anos de convênio entre as duas cidades foi comemorado na última quarta-feira, em assembleia geral. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O Círculo de Amigos de Boppard, responsável por organizar os intercâmbios e atividades, tem como presidente Eneida Führ Kuhn e na vice-presidência Euclides Scheid.

A nova diretoria foi formada em assembleia. Durante os dez anos do convênio, diversos grupos de adultos já realizaram viagens em razão dessa parceria, que é intermediada pelo Círculo de Amigos de Boppard, o qual atua em apoio à Administração municipal neste convênio de cidades-irmãs.

Neste ano, em novembro, será acolhido mais um grupo de adultos de Boppard, retribuindo as visitas que arroiomeenses já fizeram em três oportunidades. Durante as visitas nos países, seja no Brasil ou na Alemanha, os jovens ficam hospedados em casas de familiares que se habilitam previamente. Nas cidades é cumprida uma agenda de visitas em escolas, universidades e roteiros turísticos.

O convênio

Arroio do Meio é cidade-irmã de Boppard desde 6 de agosto de 2013, ocasião em que uma comitiva de 18 pessoas acompanhada pelo então Sidnei Eckert, prestigiou a assinatura do convênio na cidade alemã. No mesmo ano, em novembro, uma comitiva de 24 jovens retribuiu a visita, selando a parceria.

Desde então, Arroio do Meio recebeu quatro grupos de intercâmbio oficial de jovens,(2014, 2016, 2018 e 2022) da idade de 16 a 23 anos, acompanhados de um coordenador. Boppard também já acolheu e hospedou três grupos de intercâmbio de jovens em 2015, 2017 e 2019.
Com características geográficas semelhantes próxima ao rio Reno, Boppard está situada na região de Hunrück na Alemanha de onde vieram muita famílias imigrantes que se estabeleceram em colônias no Vale do Taquari
A iniciativa, porém, surgiu anos antes, em 2011, na época por um grupo liderado pelo professor Roque Danilo Bersch e o médico Ruy Bersch.

Acompanhe
nossas
redes sociais