Baixa cobertura vacinal contra  influenza preocupa a região

PREVENÇÃO EM SEGUNDO PLANO

Baixa cobertura vacinal contra influenza preocupa a região

Com cerca de um mês de campanha, números do Vale estão abaixo das médias nacional e estadual. Doutor Ricardo é o município com adesão mais avançada, enquanto Forquetinha tem pior índice

Por

Atualizado sexta-feira,
12 de Maio de 2023 às 12:49

Baixa cobertura vacinal contra  influenza preocupa a região
Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari

Iniciada há pouco mais de um mês em todo o país, a campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza ainda não decolou no Vale do Taquari. Os percentuais, em boa parte dos municípios, seguem abaixo do esperado pelas secretarias de Saúde. Até essa quarta-feira, 10, a cobertura vacinal na região havia atingido apenas 27,2% do público-alvo, abaixo das médias estadual e nacional.

São 40,1 mil doses aplicadas na população regional, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O índice sofreu pouca elevação com o Dia D de vacinação, ocorrido sábado passado. Neste data, postos de saúde abriram as portas em todos os 38 municípios com o objetivo de fortalecer a campanha.

Em Lajeado, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, os números são preocupantes. Foram aplicadas 496 doses no Dia D, sendo que apenas 280 eram referentes  à proteção contra a influenza. Com isso, o município chegou a 26% de cobertura vacinal. “É um índice muito baixo, pensando que estamos praticamente com um mês de campanha”, frisa.

Uma das estratégias para elevar a cobertura, segundo Juliana, é a de fazer a busca ativa das pessoas por meio das equipes de saúde, bem como fortalecer a divulgação nas redes sociais e imprensa. “As doses estão disponíveis em todas as salas de vacinas do município. Mas realmente é um desafio”, pontua.

Mais um mutirão

Por outro lado, em Estrela, o Dia D foi considerado positivo. A coordenadora do Setor de Vacinação do município, Ana Carolina Padua Lopes salienta que foram aplicadas 157 doses. O percentual está em 31%. “A procura foi boa, melhor do que a expectativa. Mas precisamos de mais. Estamos com a ideia de fazer mais um mutirão em sábado para incentivar”, revela.

Em todo o RS, foram mais de 227 mil doses de vacinas contra a gripe aplicadas no Dia D. Com isso, o percentual de cobertura no Estado está em 32%. Ao todo, mais de 1,3 milhão de pessoas já se vacinaram contra a doença este ano. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Melhores e piores

Entre os 38 municípios do Vale do Taquari, o maior índice de cobertura vacinal é registrado por Doutor Ricardo, com 55,32%. Ao todo, 441 pessoas foram vacinadas, sendo que o público-alvo é formado por 881 pessoas. Também com percentuais acima de 50%, estão Mato Leitão e Coqueiro Baixo.
Já o pior índice está em Forquetinha, onde apenas 18,82% do público-alvo não se imunizou até o momento. Foram apenas 192 doses aplicadas. Na sequência, aparecem Encantado (20,31%) e Paverama (21,65%).

A campanha vai até 31 de maio. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário, formado por crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Para os demais públicos elegíveis (como as pessoas com comorbidades ou com deficiência), as doses serão disponibilizadas a partir de estimativas populacionais, mas sem o estabelecimento da cobertura a ser atingida.

Acompanhe
nossas
redes sociais