Aos 25 anos, Machado Agropecuária se reinventa e amplia oferta de produtos e serviços

MADE IN ENCANTADO

Aos 25 anos, Machado Agropecuária se reinventa e amplia oferta de produtos e serviços

Empresa liderada por Eloí Machado dos Santos está na 15ª posição no ranking das maiores de Encantado

Por

Atualizado terça-feira,
01 de Maio de 2023 às 10:37

Aos 25 anos, Machado Agropecuária se reinventa e amplia oferta de produtos e serviços
Empresário Eloí Machado dos Santos. (Foto: Diogo Fedrizzi)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estar atento às movimentações do mercado, conhecer o negócio e se reiventar. É com esse entendimento que Eloí Machado dos Santos, de 63 anos, estruturou a Machado Agropecuária, empresa que ocupa o 15º lugar no ranking das organizações com maior valor adicionado de Encantado e que passou por uma transformação em 2022, com a inauguração de um moderno centro comercial na Rua Padre Anchieta. A nova loja ocupa um espaço de três mil metros quadrados e oferece uma diversidade de produtos, desde a linha pet até decoração para casa, além da agropecuária e a Machado Agrícola, outra novidade da organização. “Temos tudo o que uma propriedade precisa. Criamos vários pilares para dar sustentação ao nosso negócio, inclusive, com venda on-line”, explica Eloí, que lidera uma equipe de 50 colaboradores em Encantado e possui filial no município de Júlio de Castilhos.

Aliás, é na região central do Estado que estão as origens familiares. Filho de humildes produtores rurais, nasceu em Quevedos, na época distrito de Júlio de Castilhos, e desde criança foi incentivado pelos pais a estudar para “ser alguém na vida”. A paixão pelo meio rural aliada à vontade de retornar à terra natal como um profissional qualificado o motivaram a escolher a área da veterinária. “Eram raros os veterinários na época”, lembra.

Eloí conheceu o Vale do Taquari no final da década de 1980. Ainda estudante do curso de veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve oportunidade de estagiar na antiga indústria Pena Branca, em Roca Sales. Ali, despertou o interesse pela suinocultura e buscou especialização na Universidade Federal do Paraná (UFP). Após uma experiência como gerente do departamento de suinocultura na Dália Alimentos, na época Cosuel, ele e o colega de cooperativa, Alcir Paulo Brustolin, resolveram abrir um atacado em Muçum, em 1998. Nascia a Machado Agropecuária. “Atendíamos diretamente o consumidor final. Eu cuidava da saúde animal das granjas e o meu sócio era responsável pela linha de equipamentos”, explica.

Com o fim da sociedade, em 2002, Eloí assumiu a gestão e permaneceu com o estabelecimento em Muçum. Em 2004, transferiu a sede da empresa para Encantado e, após atender em dois prédios, inaugurou a atual estrutura. “Não tenho ideia de parar. Vejo muito futuro no varejo e no setor de serviços”, acredita o empresário, que ainda administra, ao lado de mais três sócios, quatro Unidades Produtoras de Leitões (UPLs) instaladas em Roca Sales, Anta Gorda e Estrela. O grupo é o maior produtor de animais do Estado, com capacidade para 11 mil matrizes e 400 mil leitões por ano.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais