132 anos de Venâncio Aires

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

132 anos de Venâncio Aires

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Capital do Chimarrão comemora hoje mais um aniversário de emancipação. A tradição da erva-mate, tão simbólica na cidade, remonta ao início da colonização do município. O território, primeiro, era habitado por indígenas, em especial, nos arredores dos rios e arroios.

Os primeiros registros escritos de povoamento datam de 1762, com a compra de terras por Francisco Machado Fagundes da Silveira. Os dados são da administração municipal de Venâncio Aires e contam que a povoação do território se deu no início do século XIX, com a chegada dos primeiros imigrantes açorianos.

Eles se estabeleceram ao longo das margens do Rio Taquari e do Arroio Castelhano, onde desenvolveram a pecuária, exploraram a madeira e cultivaram a erva-mate. Já os primeiros imigrantes alemães só chegaram a partir de 1853 e se fixaram ao longo do Arroio Sampaio, localidade que passou a ser chamada de Estância Mariante.

Em 1849, Taquari se emancipou de Triunfo. Naquele tempo, Venâncio pertencia ao território de Taquari e era denominado Faxinal dos Fagundes. Algumas décadas depois, Santo Amaro se desprendeu de Taquari, em 1881, levando Venâncio junto. A primeira capela da comunidade foi erguida numa área de terras doada por Brígida Fagundes do Nascimento, neta do primeiro sesmeiro, Francisco da Silveira. O templo religioso começou a ser construído em 1876 e escolheu como padroeiro São Sebastião Mártir.

O município de Venâncio Aires foi instalado alguns anos depois, em 1891, quando uma nova igreja já estava em construção. A estrutura atual da Matriz, a segunda maior de estilo neogótico na América Latina, só começou a ser construída na década de 1920.

Nesse período também chegou a energia elétrica e as primeiras ruas começaram a ser traçadas e planejadas para o desenvolvimento da localidade, que, naquela época, já contava com mais de 17 mil habitantes. A denominação da cidade foi escolhida em homenagem ao advogado Venâncio de Oliveira Aires, natural de São Paulo, mas que foi radicado no Rio Grande do Sul.

Chamado de “Museu de muitos donos”, o prédio abriga hoje o Museu de Venâncio Aires e foi construído em 1929. O design foi projetado por Simon Gramlich, o mesmo arquiteto da Igreja Matriz e foi encomendado pelo farmacêutico Goswino Storck

 

Igreja São Sebastião Mártir em construção, em 1935. À esquerda, está o antigo prédio da prefeitura

 

FOTOS: Acervo Museu de Venâncio Aires e Losane Wazlawovsky


HÁ 20 ANOS

Inauguração do Centro de Saúde

Poço das Antas inaugurava o seu primeiro Centro de Saúde Municipal. O espaço recebeu R$ 227 mil em recursos federais, estaduais e municipais. No dia da inauguração, além de missa, a comunidade organizou apresentações artísticas e um teatro. A estrutura abriga ainda hoje o Posto de Saúde de Poço das Antas e continua sendo a principal referência na área para a comunidade.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Acompanhe
nossas
redes sociais