Trânsito mais seguro

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Trânsito mais seguro

Por

Conscientizar a sociedade sobre o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro é fundamental para uma mobilidade mais segura e consciente. Nos últimos anos, entretanto, diversos países têm adotado um conceito que compartilha a responsabilidade dos acidentes e mortes no trânsito com planejadores urbanos e gestores públicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o trânsito é responsável por 1,35 milhão de óbitos por ano no mundo, sendo a principal causa de morte entre crianças e jovens com idades entre 5 e 29 anos.

Para amenizar este impacto precisamos avançar em políticas que fujam do tradicional e investir principalmente no comportamento humano de motoristas e pedestres. Ciclista andando em cima de calçada de passeio; motoboys ultrapassando pela direita e pedestre que desrespeita os semáforos são os temas mais prementes que o Departamento de Trânsito de Lajeado desenvolve no Maio Amarelo, mês de consciência no trânsito. Temáticas que não são repassadas no dia a dia da formação dos motoristas. Mas fundamentais para um trânsito mais gentil e seguro.


Malabarismo

Os malabarismos de motociclistas (empinando motos) são as principais infrações de trânsito na cidade de Lajeado. Já superaram as infrações de uso de celular ao volante e a falta de respeito ao sinal vermelho nos semáforos.


30 mil

Lajeado tem hoje uma frota de 80 mil veículos. E em torno de 30 mil veículos de fora circulam na cidade diariamente. As ruas são as mesmas e estão cada vez mais carregadas. Todo cuidado é necessário.


Em alerta

Direção do Hospital Ouro Branco de Teutônia vai dar um ultimato na Prefeitura sobre o atendimento na emergência da instituição aos finais de semana e nos feriados. Em entrevista a rádio A Hora o diretor Executivo José Paulinho Brand foi categórico: “não queremos ser a UPA de Teutônia”. O hospital é a única referência para atendimentos nos fins de semana e feriados já que os postos ficam fechados. Mês a mês a procura vem aumentado e a capacidade de atendimento fica comprometida. A grande maioria das situações não são de emergência e urgência, conforme relato do HOB e poderiam ser resolvidas em consultas dos postos de saúde.


Fim das notícias

As gigantes Google (Youtube etc.) e Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp) poderão abolir as notícias de suas plataformas caso prevaleça o Projeto das Fake News. A informação foi dada pela inglesa BBC. Conforme a notícia, o Google repetirá no Brasil a atitude que tomou no Canadá, banindo notícias das buscas.


Nos bastidores

A notícia divulgada por Rodrigo Martini em sua coluna do jornal A Hora sobre a possibilidade do atual prefeito Marcelo Caumo migrar para o MDB mexeu com os bastidores da política lajeadense nesta semana. Seria um reforço de peso para o partido que deseja voltar ao comando da prefeitura e uma perda considerável ao PP que quer se manter no poder. Caumo não pode mais concorrer a reeleição, mas a troca de partido pode significar a migração de outras tantas figuras históricas do partido para as fileiras do MDB.


De olho

O delegado de polícia Paulo Cesar Schirmann tem seu nome cogitado para concorrer a prefeito em Venâncio Aires em 2024. Ele é ligado ao PT, que se animou com a eleição de Lula.


Muito trabalho

Em dias de muita chuva, não há estrada que resista. Se nas vias com calçamento ou asfalto, buracos apareceram, imagina como ficaram as de terra de chão. Onde tem subida a água levou o material, onde é plano, muitas poças se formaram. Mas não podemos usar a desculpa da chuva para justificar o excesso de crateras nas rodovias estaduais. Especialmente o trajeto entre Lajeado e Venâncio Aires a situação é crítica como mostrou reportagem do A Hora. Uma vergonha que vem de anos pela ineficiência da EGR.

Acompanhe
nossas
redes sociais