“Custo logístico do RS é maior em relação a outras regiões”

ECONOMIA

“Custo logístico do RS é maior em relação a outras regiões”

Presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto Freitas, foi um dos palestrantes do “Tá na Mesa”

Por

“Custo logístico do RS é maior em relação a outras regiões”
Foto: Thiago Maurique
Porto Alegre

Evento tradicional sobre negócios e conjuntura econômica, o “Tá na Mesa”, ocorreu nesta quarta-feira, 10, com programação voltada ao setor de proteína animal, em especial sobre a cadeia de aves e suínos. Entre os convidados, o presidente Executivo da Dália Alimentos, e integrante do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS, Carlos Alberto Freitas.

Em uma de suas falas, explicou  que o custo logístico do RS é maior em relação a outras regiões devido a sua localização geográfica. Além de elevado valor do transporte de seu produto para distribuição no país, ainda precisa pagar para trazer grão, já que o estado não tem autossuficiência.

Outro ponto destacado é o momento vivido pelo setor de proteína. “O setor vive um momento difícil frente ao aumento nos custos de produção. Porém, no Brasil e, em especial, no nosso estado, o impacto é maior. Aqui, pela perda de renda da população, as agroindústrias não podem repassar esse custo ao consumidor”, avalia o presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto Freitas.

Na atividade da cooperativa de Encantado, o segmento com resultados mais desafiadores neste momento é o de aves, diz. O motivo se deve ao pouco valor agregado pelo produto. “Nos suínos, com uma marca forte, reconhecida, é possível avançar nos embutidos. Na Dália, os resultados desse setor são melhores do que nas aves.”

Também palestraram o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, José Eduardo dos Santos; e o secretário Estadual de Agricultura, Giovani Feltes.

O “Tá na Mesa” é uma realização da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), pensado com o propósito de ser um local para debate de ideias, ações, tendências e projetos ligados ao desenvolvimento econômico, político e social.

Confira entrevista com Carlos Alberto Freitas:

Acompanhe
nossas
redes sociais