Município se aproxima da  meta populacional do Censo

VENÂNCIO AIRES

Município se aproxima da meta populacional do Censo

Conforme a contagem mais recente, restam 873 habitantes para alcançar índice que mantenha cidade nos atuais patamares do FPM. Trabalhos seguem até o fim de maio

Por

Atualizado terça-feira,
09 de Maio de 2023 às 22:42

Município se aproxima da  meta populacional do Censo
Busca foi prorrogada por mais alguns dias e deve ser finalizada até o fim do mês. Crédito: Divulgação
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A campanha de mobilização organizada pelo Executivo de Venâncio Aires em busca de moradores que não haviam respondido o questionário do Censo do IBGE surtiu efeito. Com a solicitação de prorrogação nos prazos iniciais para finalização dos dados, a Capital do Chimarrão chegou a 593 registros de residências ou famílias. Isso totaliza duas mil pessoas que não estavam inseridas no estudo.

Ainda restam 873 habitantes para Venâncio Aires alcançar o índice necessário para se manter nos atuais patamares do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Agora, a campanha foi prorrogada mais uma vez, e agora o prazo final fica para 28 de maio. “A exatidão no número de habitantes é importante porque é a base para o cálculo dos governos estadual e federal para o repasse de diversos de recursos financeiros”, explica a secretária da Fazenda, Fabiana Keller.

A projeção do município era contabilizar 72.373 habitantes, de acordo com a curva de crescimento do Censo de 2010, o que manteria Venâncio Aires no índice 2,6 do FPM, que são para municípios com população entre 71.317 e 81.504 moradores. No entanto, os dados preliminares apresentados pelo IBGE em março deste ano, já com algumas correções, chegou a 68.444 extraoficialmente.

Em virtude disso, assim como outros municípios que sinalizavam queda no número de habitantes, Venâncio pediu prorrogação dos prazos para fechamento do Censo e iniciou uma busca ativa, em uma verdadeira força-tarefa, com apoio de secretarias, veículos de comunicação e entidades. A busca foi prorrogada por mais alguns dias e deve ser finalizada até o dia 28 deste mês. O IBGE pretende apresentar os dados populacionais oficiais em junho deste ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais