Segurança na hora de viajar

VOCÊ

Segurança na hora de viajar

Para evitar golpes e garantir uma boa experiência, é preciso ter cuidado com os pacotes da internet, e programar cada detalhe com pesquisa e atenção

Por

Segurança na hora de viajar
Foto: Divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Reservas canceladas e pedido de reembolso negado. Esta é a realidade de muitos viajantes que compraram pacotes turísticos na pandemia e não receberam o serviço. Nas últimas semanas, a agência de viagens online Hurb, antiga Hotel Urbano, teve hospedagens de hotéis e pousadas canceladas por falta de pagamento e reclamação de clientes com problemas.

O CEO da empresa renunciou e os viajantes buscam soluções. Entre eles, estava o lajeadense Ismael Salvatori, 43. Em 2021, ele e alguns amigos encontraram pelo Instagram o anúncio de uma viagem para a Tailândia. Com interesse pelo destino, criaram um grupo no WhatsApp onde compartilharam o pacote. O valor era R$ 1,9 mil, com pagamento em até 12 vezes, para qualquer data até 2022. Logo depois da compra, o site Hurb oferecia o mesmo serviço por R$ 4,2 mil.

“Na época, eu nunca tinha ouvido falar do Hotel Urbano, não tinha viajado com eles nem nada do tipo”, conta Salvatori.

Datas negadas

Na primeira vez que o grupo tentou marcar a viagem, escolheram três datas entre março e novembro de 2021, que não foram aceitas. O prazo foi estendido para 2022 e, outra vez, a data não fechou. “Recebemos uma comunicação que não íamos poder viajar em 2022, devido a nova onda da covid”.

Salvatori conta que ao reservar a data, ele chegava a receber uma mensagem nos aplicativos de que a reserva estava parcialmente aprovada, mas não saia dali. “Nesse momento a gente começou a desconfiar”, destaca o empresário.

Uma das desculpas era que as taxas de viagens haviam mudado. Depois de uma mensagem em julho de 2022, ele e os amigos desistiram. “A gente começou a investigar e começamos a ver que tinha muita reclamação no site”.

A partir de agosto, também entraram na “aba” de reclamações para pedir o dinheiro do pacote de volta. No site, aparecia que o depósito havia sido feito, mas o valor não entrava na conta. Salvatori só recebeu o reembolso em dezembro de 2022.

Nas agências, uma possibilidade

Foto: Bibiana Faleiro

“Eu indico procurar uma agência, mas se não for por aí, é sempre importante ver a segurança do site que está comprando. E quando estiver muito barato, desconfie, conheça bem a empresa”, ressalta Vera Lúcia Riediger, proprietária da Free Turismo, de Lajeado.

Ela destaca que, além de organizar pacotes, roteiros e hospedagens, uma agência de viagens também informa sobre documentações necessárias e dá dicas do que pode ou não dar certo durante o passeio.

Vera destaca que uma documentação, por vezes, esquecida, é o certificado de vacinação contra a Covid-19, que ainda é pedida em alguns países. Outros também exigem passaporte com pelo menos seis meses de validade, ou visto.

“Hoje são tantos detalhes, que se tu não tiver isso bem organizado, corre o risco de não embarcar”. O seguro de saúde também é importante, assim como o voucher de hospedagem e dinheiro.

Vera destaca que o público jovem costuma planejar menos as viagens. No caso de mochilões, em que os destinos e hospedagens são decididos pelo caminho, ela recomenda, ao menos, ter um roteiro pré-definido e a reserva para os primeiros dias, para o caso de serem barrados na imigração.

As agências também podem auxiliar em serviços específicos, como o aluguel de um carro no local de destino, chip de internet, entre outros.

Sozinha e em segurança

Os cuidados são muitos, mas não impedem a organização de uma viagem por conta própria e, muito menos o embarque sem nenhuma companhia. Foi assim que Franciele Silveira, 39, conheceu Cuba, em 2015: organizou o roteiro, as malas e saiu do Brasil, sozinha, pela primeira vez.

Depois disso, a moradora de Estrela descobriu uma nova forma de aproveitar os destinos. “Foi tão bom que nunca mais convidei ninguém pra viajar comigo, fiquei com medo de estragarem a minha vibe, confesso”, conta. De forma independente, a dona do Brechó Repense conheceu destinos como Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, México, Portugal e Espanha, além de diferentes estados brasileiros.

“Sempre que eu monto um roteiro, tento reservar o máximo de tempo possível para ficar em cada cidade. Acho que mais importante que conhecer muitos lugares é conhecer bem cada lugar”, ressalta. Para fazer a imersão completa, ela experimenta a gastronomia local, o transporte público e vai aos lugares que os moradores frequentam.

Uma boa forma de descobrir todas as possibilidades é a hospedagem em hostel que, para Franciele, é uma possibilidade de interação com pessoas dos mais diversos lugares do mundo.

Todas as aventuras são planejadas por ela. “Depois de comprar passagens e reservar a estadia, eu me debruço sobre os destinos na internet e monto um roteiro com os lugares que gostaria de conhecer”. Para não cair em golpes, Franciele busca sempre as avaliações na internet.

Entre amigos

Ainda que viajar sozinha seja uma alternativa quando organizada com cuidado, há quem não abra mão de conhecer novos lugares com os amigos. E sobre isso, a professora de língua inglesa, tradutora e guia internacional, Justina Inês Faccini, 59, entende.

A primeira viagem que organizou foi em 1992, para os Estados Unidos. A excursão servia para estudos e turismo e foi pensada para os alunos de inglês da professora. Depois, Justina passou a prestar serviços para uma filial de agência de viagens.

Para manter a segurança durante os passeios, ela lembra da importância de conferir se os documentos estão em conformidade com as exigências do destino e se todas as reservas – de passagens e de reservas – são de empresas de confiança do mercado.

ENTREVISTA
Franciele Kristoff, formada em Administração com Gestão em Turismo

“Se programando com uma certa antecedência, há mais chances de se conseguir valores justos”

Durante a pandemia, alguns sites de viagens venderam pacotes mais baratos e não entregaram o serviço aos clientes. Isso foi comum neste período?

Com a pandemia, o setor do turismo sofreu drasticamente fazendo zerar as receitas do setor. Fazer a venda desses pacotes mais em conta foi a forma que algumas empresas encontraram para gerar caixa no período. O turismo ficou com uma demanda reprimida muito grande, o que não se esperava é que o setor voltasse inflacionado.

Alguns fatores como a alta do dólar, a guerra na Ucrânia, fez com que o valor do petróleo subisse, fazendo com que as cias aéreas aumentassem os valores das passagens. Com esse aumento dos preços, não se consegue negociar valores com preços promocionais, para honrar o que venderam.

É sempre mais recomendado viajar em grupos? E no caso de alguém que gosta de viajar sozinho, quais os cuidados durante a viagem?

Hoje temos como aliado para esse tipo de experiência, solo ou em grupo, aplicativos que podem auxiliar o passageiro durante a viagem.

Como é possível encontrar os melhores preços e benefícios nas viagens?

Pacotes de viagens são influenciados pela lei da oferta e da procura. Como é muito dinâmico a questão dos preços, ter uma certa flexibilidade de datas e destino pode ajudar no momento da pesquisa por pacotes. Importante também é nunca deixar para comprar de última hora, recomenda-se planejamento. Se programando com uma certa antecedência, há mais chances de se conseguir valores justos. Encontrou algum pacote com preços atrativos, compre! Ficar aguardando achando que pode baixar o valor, pode fazer com que perca a oferta em função dessa dinâmica do preço.

Para organizar sua viagem

– Conferir sempre as avaliações na internet;
– Pesquisar sobre o local;
– Atentar sobre a documentação: passaporte com, ao menos, seis meses de validade; documentos pessoais como carteira de identidade atualizada; certificado de vacinação contra a Covid-19;
– É indicado ter em mãos os vouchers de hospedagens ou um roteiro definido, para o caso de ser barrado na imigração;
– Se preferir viajar sem uma agência, opte por sites conhecidos, que já tenham credibilidade no serviço que oferece;
– Tente se programar com, pelo menos, seis meses de antecedência, para obter preços melhores.
– Desconfie de pacotes com preços muito abaixo do normal.

Acompanhe
nossas
redes sociais