Previsão de chuva intensa deixa autoridades em alerta

TEMPO INSTÁVEL

Previsão de chuva intensa deixa autoridades em alerta

Com mais de 120 milímetros em três dias, precipitação se aproxima da média do mês em Lajeado. Instabilidade intensifica no domingo com avanço de frente fria

Por

Atualizado sábado,
06 de Maio de 2023 às 07:23

Previsão de chuva intensa deixa autoridades em alerta
Com chuva intensa e previsão da instabilidade persistir no fim de semana, Defesa Civil mantém vigilância sobre níveis do Rio Taquari. Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Autoridades monitoram o Rio Taquari e afluentes diante do alerta de elevação dos níveis e risco de transtornos. Ainda na quinta-feira, 4, a Defesa Civil do RS emitiu boletins meteorológicos que indicam chuva intensa no fim de semana.

As condições climáticas elevam a preocupação com moradores em áreas ribeirinhas. Apesar do indicativo das áreas de instabilidade persistirem, a Defesa Civil de Lajeado descarta risco de enchente. De acordo com o coordenador Gilmar Queiroz, a chuva mais intensa foi em períodos intercalados.
“Mesmo que em Lajeado o acumulado nessa sexta-feira tenha sido próximo de 100 milímetros, nas cabeceiras choveu menos e isso permitiu a melhor vazão do Rio Taquari, o que afasta as condições para cheia”, observa Queiroz.

Ainda assim, as autoridades mantêm o monitoramento constante. “Acompanhamos o sistema eletrônico de medição, que traz dados de vários pontos do Rio Taquari e também as réguas físicas para uma apuração manual.” A estratégia implementada pela Defesa Civil na região visa identificar situações de risco e adotar ações para evitar maiores danos aos ribeirinhos. O aperfeiçoamento do sistema decorre por lições da enchente em julho de 2020.

Ar quente intensifica a chuva

De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade é favorecida por uma área de menor pressão atmosférica e o avanço de ar quente pelo Norte do RS. As projeções para o fim de semana indicam a formação de nuvens mais carregadas.

Segundo o instituto, são esperados dois momentos com precipitação volumosa. O primeiro deles neste sábado, quando podem ocorrer temporais localizados. Também não se descarta períodos com presença de sol entre muitas nuvens.

Já no domingo, o avanço de frente fria favorece para instabilidades. Os acumulados podem superar os 30 mm. A expectativa é que o sol volte a predominar na terça-feira, 9. Com a presença do ar seco e frio, as temperaturas durante as noites e madrugadas tendem a ficar amenas, com mínimas de 10ºC em pontos do Vale.

Retorno do El Niño

Após quatro anos com incidência do fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento do Pacifico e compromete a formação de áreas de instabilidade, especialistas indicam o retorno do El Niño. Esse por sua vez, tem por características contribuir na chuva com mais frequência.

Em um primeiro momento a projeção é que o fenômeno traria interferências nas condições do tempo a partir do segundo semestre. Agora, novos modelos indicam que já pode impactar com o aumento da chuva nos próximos 30 dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais