Defesa Civil descarta cheia com atual cenário de chuva

RIO TAQUARI

Defesa Civil descarta cheia com atual cenário de chuva

Apesar do volume expressivo de precipitação pluviométrica, não é o suficiente para causar enchente. Nível no Porto de Estrela é considerado normal, em 13,43m (leitura das 14h45min)

Por

Atualizado sábado,
06 de Maio de 2023 às 15:09

Defesa Civil descarta cheia com atual cenário de chuva
(Foto: Mateus Souza)
Vale do Taquari

A Defesa Civil (DC) descarta a possibilidade de cheia do Rio Taquari nos próximos dias. Segundo o coordenador da DC de Lajeado, Gilmar Queiroz, apesar dos volumes expressivos de chuva, de mais de 100mm nas últimas 24h, não foi o suficiente para causar a elevação de forma significativa do rio.

LEIA MAIS: Previsão de chuva intensa deixa autoridades em alerta

Conforme monitoramento nas cabeceiras da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas, na região de Santa Tereza, a precipitação pluviométrica foi menor em relação ao entorno de Lajeado.

O site do CPRM/Sace indica que não choveu em Santa Tereza neste sábado, 6, até as 14h. A previsão é que volte a chover neste domingo, 7, mas com a atual vazão do rio, não deve impactar no nível.

As famílias começam a deixar suas residências a partir do momento que o Taquari ultrapassa a cota de inundação, de 19 metros. Às 14h45min deste sábado, 6, o nível estava em 13,43m, considerado normal pelo sistema de monitoramento.

Previsão do tempo

O avanço de uma frente fria favorece a instabilidades. Os acumulados podem superar os 20 mm neste domingo, 7. A expectativa é que o sol volte a predominar na terça-feira, 9. Com a presença do ar seco e frio, as temperaturas durante as noites e madrugadas tendem a ficar amenas, com mínimas de 10ºC em pontos do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais