“Uso precoce de telas afeta formação das crianças”, diz psicólogo

A CAPTURA DO OLHAR

“Uso precoce de telas afeta formação das crianças”, diz psicólogo

Conforme Sérgio Pezzi, prejuízo cognitivo e psíquico é mais acentuado nos primeiros anos de vida. Até os 3 anos, contato com qualquer tipo de tela deve ser evitado

Por

Atualizado quinta-feira,
04 de Maio de 2023 às 12:04

“Uso precoce de telas afeta formação das crianças”, diz psicólogo
Psicólogo Sério Pezzi (Foto: Laura Corrêa)
Vale do Taquari

“O uso precoce de telas afeta a formação das crianças. Quanto mais cedo for o contato, maior será o prejuízo cognitivo e psíquico”, diz o psicólogo Sérgio Pezzi, em entrevista ao A Hora Bom Dia desta quinta-feira, 4.

Seja por celular, tablet, computadores, ou a própria TV, crianças de 0 a 3 anos não devem ter contato algum — “esta idade é fundamental para as experiências”. De 3 a 5, pode ser permitido 1 hora, e dos 5 aos 11, no máximo duas.

Conforme o especialista, as telas permitem acessar inúmeras experiências inimagináveis. No entanto, não tem cheiro e tato. Neste sentido, pontua que durante a formação do indivíduo são necessárias experiências concretas. “As crianças precisam sentir, ter audição variada, colocar a mão nas coisas.”

Reduzir o uso de telas na infância pode melhorar o desempenho de tarefas que envolvem memória e atenção. Além disso, estudos apontam que o uso de eletrônicos piora a capacidade de regular comportamentos e emoções.

“Através das telas podemos captar o belo e o mais horrível que o ser humano é capaz de produzir. É uma tecnologia maravilhosa, mas que precisa ter um certo cuidado. Precisamos pensar o manuseio, o tempo e os efeitos que isso causa.”

Assista a entrevista na íntegra

 

Foto: Bianca Mallmann

Acompanhe
nossas
redes sociais