Maifest retoma jogos e imersão na cultura

ESTRELA

Maifest retoma jogos e imersão na cultura

Programação alusiva aos 146 anos de Estrela conta com eventos esportivos, musicais e gastronômicos com expectativa de atrair mais de 4 mil pessoas

Por

Maifest retoma jogos e imersão na cultura
Desfile programado para sábado foi transferido. Crédito: Divulgação
Estrela

ParkChoppFest, Jogos Germânicos, encontro de bandas e o tradicional Festival do Chucrute compõem a Maifest de 2023. A programação alusiva aos 147 anos do município de Estrela reúne diversas expressões culturais em espaços como Parque Princesa do Vale, Centro Cultural Celso Brönstrup e Centro Comunitário Cristo Rei. A expectativa é que mais de quatro mil pessoas circulem pela cidade no mês de maio.

O início da programação é marcado pela celebração dos 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela. A festa com animação da Super Banda Santa Cruz ocorre neste sábado, 6, a partir das 9h, na Linha Delfina. No período da tarde, os Grupos Folclóricos de Danças Alemãs tomam conta das principais ruas da cidade para o Desfile Típico, que também abre a programação do 56º Festival do Chucrute.

Embora as atrações tenham início em 6 de maio, o Centro Cultural Celso Brönstrup vai ser o palco da abertura oficial no dia 19. A solenidade será marcada pela Noite dos Corais, com presença dos grupos da Liga de Corais do município. Além disso, o ParkChoppFesrt, festival composto pelos Jogos Germânicos, Torneio do Boi e shows gratuitos, inicia no mesmo dia.

Aniversário e tradição

O aniversário de Estrela é comemorado oficialmente em 20 de maio. Neste dia, o ParkChoppFest leva o show de Valdecir Moura ao Parque Princesa do Vale. A data também marca o início do 56º Festival do Chucrute. O baile típico considerado uma das maiores festas alemãs, com imersão na cultura e gastronomia germânica, tem abertura às 20h no Centro Comunitário Cristo Rei, com apresentação da Banda Munique.

No domingo, 21, ocorre o primeiro Café Colonial do Festival do Chucrute. A programação da festa típica se repete nos dias 27 e 28 de maio. De acordo com a responsável pela venda dos ingressos, Vanice Gausmann Nunes, cerca de 2 mil pessoas devem comparecer ao primeiro baile. Já para a segunda festa, a organização projeta público superior.

Arrecadação de alimentos

As pessoas que comparecem aos Cafés Coloniais do festival, podem doar um quilo de alimento não perecível na entrada do evento. O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, destaca que os itens são repassados às famílias em estado de vulnerabilidade social. “Além das coisas boas para aproveitar, como as danças e o café, as pessoas podem colaborar”, afirma.

Em 2022, foram arrecadados mais de uma tonelada de alimentos durante dois fins de semana. Neste ano, além das apresentações dos Grupos Folclóricos, no dia 28 ocorre o Encontro de Bandas Municipais. “Além da banda anfitriã de Estrela, vamos receber integrantes de Brochier, São Sebastião do Caí e Travesseiro”, comenta Mallmann.

Jogos tradicionais

Na 19ª edição do Torneio do Boi, tradicional torneio de pênaltis, 128 duplas devem se reunir para participar do campeonato. O secretário ressalta que ainda há vagas disponíveis para participação. Os vencedores recebem premiação em dinheiro.

Já os Jogos Germânicos contam com recorde de equipes, afirma Mallmann. “Ano passado tivemos seis grupos participantes. Neste ano, chegamos a dez. Portanto as inscrições estão encerradas”, explica o secretário. Ele também ressalta que o evento costuma reunir grande público da comunidade estrelense, além de atrair pessoas de outras cidades. “Para quem não conhece, vale a pena prestigiar”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais