“Hoje é uma data bem emblemática  para quem gosta de Star Wars”

ABRE ASPAS

“Hoje é uma data bem emblemática para quem gosta de Star Wars”

Um trocadilho entre a data e a frase mais icônica da franquia fez o dia 4 de maio se tornar o Dia do Star Wars. Celebrado todos os anos como feriado cultural pelos fãs, é momento de ver que a popularidade de um dos universos mais famosos do cinema e da arte segue intacta. O arquiteto de Lajeado, Renan Matheus Kronbauer, 31, é fã desde criança e vê no paralelo entre os filmes e o mundo real o principal trunfo de Star Wars.

Por

“Hoje é uma data bem emblemática  para quem gosta de Star Wars”
Arquivo Pessoal
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O dia 4 de maio é uma data especial. Por quê?

É uma data bem emblemática para quem gosta de Star Wars, pois a data em inglês é “May the fourth” e tem uma frase que é dita em todo o filme da franquia que é “may the force be with you”. Que é “que a força esteja com você”. Em inglês a data e a frase acabam sendo ditas de uma forma muito parecida. Uma frase que todos que vão para a guerra comentam nos filmes. É bem poético e de certa forma faz com que o pessoal se sinta acompanhado pela força, pela fé.

Qual a primeira lembrança que tem de Star Wars?

Foi quando eu era bem pequeno. Eu brincava com aviões e fazia o barulho de tiros que eu ouvia nos “blasters” dos filmes. Aquelas armas bem características do Star Wars.

O que te fez virar fã da franquia?

Eu gosto muito de cinema, então todos os efeitos visuais chamam a atenção. Para a época da primeira trilogia, décadas de 70 e 80, eram muito bons. Os efeitos práticos, maquetes, fantasias. Mesmo sem tanto dinheiro nas primeiras produções. A história também é muito boa, ela tem muitas referências à história do mundo que vivemos. Tem referência à Segunda Guerra Mundial. Tem o lance dos mocinhos dos filmes serem conhecidos como Rebeldes, o que é bem contraditório. O nosso momento atual também faz sentido sob a ótica da franquia.

Qual o seu personagem favorito na franquia?

Eu tenho dois. O principal é o Mestre Yoda, pois faz a gente não julgá-lo pela aparência. É um ser mais franzino, com certa debilitação na parte física e de movimentação. Mas, ao mesmo tempo, é um dos personagens mais fortes. Ele tem frases emblemáticas que fazem a gente pensar. Gosto também do Darth Vader, é o maior vilão da história do cinema. Tu reconhece ele só pelo barulho da respiração. É um ícone do cinema que dificilmente será recriado.

O que faz de Star Wars essa obra tão marcante?

É uma obra tão marcante justamente por fazer essas ligações. Tanto históricas, quanto para o cinema em si. O plot twist do “eu sou seu pai”, aquela parte onde o Luke perde o braço. São cenas para a história. E também o fato de tu não julgar ninguém no filme. Qualquer um pode ser poderoso, ser o bom ou mal, e ainda assim ter a força.

Você é daqueles fãs que se caracterizam e tem produtos dos filmes em casa?

Livros, canecas e mais algumas coisas estão na minha coleção.

Acompanhe
nossas
redes sociais