Definição de terrenos no bairro Aimoré busca ampliar vagas de estacionamento

ARROIO DO MEIO

Definição de terrenos no bairro Aimoré busca ampliar vagas de estacionamento

Espaços próximos da área industrial serão implementados nas próximas semanas com a sinalização e instalação de placas

Por

Definição de terrenos no bairro Aimoré busca ampliar vagas de estacionamento
Áreas públicas destinadas ao estacionamento já existem em seis pontos do centro da cidade. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Departamento Municipal pretende avançar nas próximas semanas na implantação de dois estacionamentos públicos no bairro Aimoré, próximo ao Frigorífico da Minuano. A medida visa garantir mais vagas e a melhor trafegabilidade na rua Presidente Vargas, onde às margens também estão instaladas as indústrias da Dália e BRF.

A criação destes espaços foi aprovada pela câmara de vereadores ainda em dezembro. A prática consiste na doação de terrenos públicos para o estacionamento de veículos. Os proprietários recebem desconto ou até isenção do Imposto Territorial Urbano (IPTU). No Aimoré, o departamento pretende instalar placas e fazer a sinalização dos espaços na próxima semana.

De acordo com o coordenador de Trânsito, Alex Sandro Theves, a medida já funciona em outros seis pontos do centro da cidade onde, diferente do sistema rotativo, não é feita a cobrança e nem o controle do tempo.

Theves, reforça que a medida tomada no Aimoré visa resolver um problema histórico na área industrial. O departamento não descarta fazer mudanças ou até proibição de estacionamento em um dos lados da via. “Por hora, temos dois espaços próximos à indústria e ao frigorífico. Funcionários poderão utilizar do espaço”.

Discussão antiga

Não é de hoje que a largura da rua Presidente Vargas incomoda motoristas e moradores do entorno. A via concentra uma grande movimentação de caminhões por se tratar de uma ligação entre o centro e demais bairros.

O maior avanço foi em 2017, quando o governo municipal realizou a cedência de uma área de 18 mil metros quadrados para o estacionamento de caminhões. Antes disso, em 2009, a demanda de moradores e empresas motivou um Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público.

Vagas no rotativo

Quanto ao estacionamento rotativo, o sistema remodelado em 2021 abrange as duas principais ruas do centro, a Dr. João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco e suas transversais. Nestes locais há cobrança e controle nos horários de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em casos de excedência no tempo de 1h30min, é prevista a atuação da Brigada Militar e até multa. No total são 560 vagas.

Acompanhe
nossas
redes sociais