Criança de 4 anos morre com dengue em Lajeado

ÓBITO

Criança de 4 anos morre com dengue em Lajeado

Este foi o primeiro caso registrado em 2023. Vítima faleceu em 15 de abril

Por

Criança de 4 anos morre com dengue em Lajeado
Imagem: ilustrativa Divulgação
Lajeado

O município de Lajeado recebeu nesta quinta-feira, 4, a confirmação do primeiro óbito por dengue em 2023. O caso é de uma criança de 4 anos, do sexo masculino, atendida no Hospital Bruno Born (HBB) no dia 15 de abril. A vítima faleceu no mesmo dia.

O caso vinha sendo analisado pela Secretaria Estadual da Saúde, e a confirmação oficial ao município ocorreu nesta quinta. Além disso, o primeiro caso de chikungunya foi confirmado na quarta-feira, 3. Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Nesta quinta-feira, os dados da dengue no município são:

– Casos positivos: 148
– Casos negativos: 304
– Casos em análise: 189
– Óbitos no ano: 1

Total de casos notificados: 642

Chikungunya

O primeiro caso de febre chikungunya registrado no município foi confirmado na quarta-feira, 3. Trata-se de uma mulher, de 47 anos, que teve os primeiros sintomas em 27 de março, sendo realizado o 1º exame positivo em 17 de abril e o segundo exame positivo (que precisa ser realizado em caso autóctone) nesta quarta. A paciente recebeu atendimento ambulatorial no município.

Foi o primeiro caso autóctone (contaminação no próprio município) na história. A paciente teve sintomas característicos da doença, sem evolução para quadro grave. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, a paciente já evoluiu do quadro agudo da doença, não tendo mais a possibilidade de agravamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais