Cérebro condicionado

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Cérebro condicionado

Por

Atualizado quinta-feira,
04 de Maio de 2023 às 14:38

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de 1,5 bilhão de pessoas estão hipnotizadas pelos vídeos curtos, dancinhas, corpos sarados e informações rasas dos aplicativos e redes sociais. Destaque para o Tik Tok, plataforma que mais cresce no mundo.

Esse número representa 14% de toda a humanidade. Pessoas que ficam horas e horas a fio rolando de videozinho em videozinho sem perceber o tempo passar. Um “vício” com graves efeitos colaterais.

Estudo recente publicado na revista científica NeuroImage acompanhou as sinapses neurais entre públicos com acesso excessivo do Tik Tok e com um grupo que usa outros tipos de redes sociais.

O cérebro mostra o funcionamento das áreas ligadas às sensações de prazer. Leitor, você tem visto o comportamento dos filhos, dos netos? Quanto tempo as crianças e os adolescentes ficam expostos a isso? Esse assunto é muito sério. Aos poucos, estamos perdendo a capacidade de pensar.


Pela Neurociência, ALGUNS INDICATIVOS desse condicionamento do cérebro:

  • O TikTok tem o primeiro algoritmo que, a partir de um certo nível de consumo, o cérebro humano não é capaz de ter autocontrole;
  • A plataforma ativa áreas do cérebro relacionadas ao prazer;
  • Como resultado, o indivíduo passa a ter dificuldades em mudar de foco e de se concentrar em atividades mais complexas;
  • O uso contínuo desenvolve o pensamento acelerado, faz com que o internauta fique cada vez mais irracional e impulsiv0

Tempo para viver no real

A imersão tecnológica se acentua. Em que pesem as facilidades em diversos processos, seja estudar, pesquisar, se entreter ou mesmo trabalhar, abrem-se lacunas difíceis de preencher.

Uma delas é o distanciamento dentro de casa. Os casais com crianças e adolescentes sabem o quanto a internet, o acesso, seja no computador ou no celular, estão presentes por horas a fio.

Chamo atenção para o impacto disso na saúde mental. Inclusive, no programa PENSE, da rádio A Hora 102.9, dessa terça-feira, conversamos com o diretor do Colégio Sinodal Conventos, Rui Griesang, com a coordenadora dos programas de educação socioemocional no Pacto pela Paz, Priscila Hasstenteufel, e com a professora especialista em Gestão Escolar e Orientação Educacional, Solange Kunrath.

No debate com quase uma hora de duração, o trio foi unânime quando abordaram a relação familiar. De que é necessário se dedicar tempo para o convívio em casa, de preferência longe das telas. Em cima disso, faço a pergunta: o celular fica ligado com seu filho no momento das refeições? Por vezes estamos juntos, mas distantes ao mesmo tempo.


Cinco bolsas de estudos

Programa Santander Universidades 2023 vai destinar cinco bolsa-auxílio para acadêmicos da Univates. Os escolhidos receberão R$ 3,6 mil, dividido em 12 parcelas de R$ 300. Duas bolsas serão para estudantes dos cursos de graduação presencial, uma para EAD, uma para formação técnica e uma para pós-graduação.

A inscrição vai até 16 de maio em duas etapas. A primeira na plataforma do Santander (app.becas-santander.com) e, depois, no sistema da Univates (univates.br/sistemas/inscricoes/processo-7061). Os resultados serão divulgados até 20 de junho.

Acompanhe
nossas
redes sociais