“Nas provas campeiras, recarrego minhas energias”

ABRE ASPAS

“Nas provas campeiras, recarrego minhas energias”

Estudante de Técnico em Enfermagem, Camila Erica Fernandes, 21, de Boqueirão do Leão, dedica horas vagas ao tradicionalismo. Adepta de rodeios e festas campeiras, descobriu a habilidade no tiro de laço. Vencedora de várias competições, no mês passado conquistou troféu em dois eventos na região.

Por

“Nas provas campeiras, recarrego minhas energias”
Crédito: Divulgação
Boqueirão do Leão
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com quem aprendeu a cavalgar e o tiro de laço? Qual foi a inspiração?

Comecei a laçar aos 19 anos. Na época, por incentivo do namorado William Gomes, com quem hoje faço dupla em algumas das provas. Sentia muita vontade de aprender por ver ele laçar; mas, sempre com aquele friozinho na barriga, por não fazer ideia de como controlar o cavalo e o laço ao mesmo tempo. Um dia tomei coragem e disse a ele que queria aprender.

Como surgiu o interesse em participar de provas campeiras?

Depois de muito treino comecei a participar de torneios de vaca mecânica. Passou algum tempo, também me encorajei a laçar gado. Primeiro em treinos e na sequência os rodeios. Foram momentos únicos que com toda certeza vou levar para o resto da vida.

Qual é o sentimento que cavalgar proporciona?

Com toda certeza é um sentimento incrível. Nas provas campeiras consigo recarregar todas as minhas energias e esqueço de tudo. Ao mesmo tempo é uma grande adrenalina.

O que representa participar das competições?

Quase todo fim de semana laçamos em torneios e rodeios. Por não ter como levar os cavalos por conta própria, priorizamos eventos mais próximos de casa. Mas sempre que precisamos tem alguém que ajuda. Só tenho de agradecer. Toda essa experiência só é possível com determinação, coragem e autoconfiança. São fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes.

Como é a rotina de treinos para os eventos?

Não consigo me dedicar muito aos treinos. Faço faculdade de Técnica de Enfermagem e trabalho, mas sempre que tenho uma folga me dedico ao laço. Penso que Deus sempre tem algo melhor para mim e é uma atividade que me deixa muito feliz. Recebo muitas mensagens dizendo que sou inspiração, fico até sem palavras e não imaginava chegar onde cheguei.

Quantas provas já venceu e qual seu objetivo nesta área? Já participou de competições em nível estadual?

Vários títulos me marcaram, o primeiro deles foi quando lacei em um torneio de vaca mecânica. Esse troféu conquistei em 2021 durante competição em Progresso. No mesmo ano venci em prova campeira com gado em Venâncio Aires. Claro que é bom ser premiado e reconhecido pelo desempenho na pista de laço, mas isso é um complemento, pois o principal é poder estar nesse ambiente e fazer o que gosto.

Acompanhe
nossas
redes sociais