Projeto visa adaptar espaços públicos para as crianças

COLINAS

Projeto visa adaptar espaços públicos para as crianças

Termo de adesão do programa Urban 95 foi assinado pelo prefeito em 20 de abril. O nome da iniciativa faz referência aos 95 centímetros, altura média de uma pessoa com três anos de idade. Iniciativa afirma compromisso com a Primeira Infância

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Maio de 2023 às 19:14

Projeto visa adaptar espaços públicos para as crianças
Termo de adesão foi assinado nesta semana (Foto: Divulgação)
Colinas

Com o objetivo de transformar a cidade em um espaço adaptado às crianças, o prefeito Sandro Herrmann assinou o termo de adesão ao programa Urban 95. Com presença de diversos alunos da rede de ensino, o evento ocorreu na Emei Pequeno Mundo e contou com a presença da vice-prefeita Regina Beatriz Sulzbach, vários secretários municipais, professores e colaboradores da área da educação e da saúde.

A Urban 95 é um programa da fundação holandesa Bernard Van Leer que tem como objetivo tornar as cidades mais amigáveis para as crianças, colocando-as no centro das políticas públicas. Por meio de mudanças estruturais, a iniciativa busca criar ambientes urbanos mais seguros, acessíveis e saudáveis para, incluindo melhorias nas calçadas e criação de espaços públicos para brincadeiras. Além disso, o projeto trabalha para melhorar o acesso aos serviços básicos, como educação e saúde, e incentiva a participação das crianças nas decisões que afetam suas vidas.

O nome “Urban 95” vem da altura média de uma criança de três anos, que é cerca de 95 centímetros. Nessa idade as crianças começam a interagir com o ambiente urbano e explorar a cidade, sendo necessário oferecer um ambiente urbano seguro, acessível e saudável para elas nessa fase de desenvolvimento.

A rede Urban 95 é uma estratégia que tem sido implementado em diversas cidades do mundo, como Amsterdã, Buenos Aires e Nova York. No Brasil, o programa tem ganhado destaque em cidades como São Paulo, Recife e Fortaleza, somando um total de 27 cidades brasileiras. Neste ano Colinas, ao lado das capitais Belo Horizonte e Salvador, se juntou a essa rede de cidades que buscam tornar o ambiente urbano mais amigável para as crianças.

Ao se tornar uma cidade Urban 95, Colinas reafirma seu compromisso com a Primeira Infância. A iniciativa tem o poder de transformar a vida de muitas crianças, assegurando um futuro mais saudável e feliz para elas, através da construção de uma cidade mais sustentável e justa para todos.

Acompanhe
nossas
redes sociais