Amostra de água coletada no Castelhano acende alerta

VIVER CIDADES

Amostra de água coletada no Castelhano acende alerta

Aguapés cobrindo o espelho d’água do arroio podem indicar presença de carga orgânica

Por

Amostra de água coletada no Castelhano acende alerta
Arroio Castelhano em fevereiro de 2023

Na primeira coleta de água no arroio Castelhano, em Venâncio Aires, o espelho d’água coberto por aguapés chamou a atenção da equipe de reportagem e dos técnicos do laboratório Unianálises. O trabalho ocorreu no dia 19 de abril e integra o projeto Viver Cidades, que monitora a qualidade da água de dois rios e 13 arroios de 11 municípios da região.

O trecho do Castelhano, no bairro Grão Pará, depois do local de captação da Corsan, estava com a lâmina d’água coberta pelas plantas aquáticas flutuantes. Da ponte, na avenida Grão Pará, até a primeira represa era quase impossível de ver a água. O cenário contrastava com o fotografado em fevereiro deste ano, quando a reportagem esteve no local.

Plantas aquáticas

De acordo com o biólogo Cristiano Steffens, a grande quantidade de aguapés pode indicar a presença de carga orgânica e de fósforo e nitrogênio. “Por isso eles se multiplicam rapidamente.” Apesar das plantas contribuírem para filtrar as impurezas da água, elas acabam sendo prejudiciais, porque não permitem a passagem da luz solar, necessária para fotossíntese nas plantas submersas.

As amostras de água, tanto do arroio Castelhano quanto dos demais 25 pontos, serão analisadas pela equipe do Unianálises. Os resultados serão divulgados em junho, no próximo suplemento Viver Cidades. Conforme Steffens, com os laudos será possível identificar a causa da presença dos aguapés.

Monitoramento

Contratado pelo Grupo A Hora para fazer o monitoramento de rios e arroios, o laboratório Unianálises faz a coleta das amostras em 26 pontos e analisa, considerando as características físicas, químicas e biológicas. Os laudos são interpretados pelo biólogo Cristiano Steffens.

O trabalho começou em 2022 e segue neste ano. As duas primeiras etapas de análise ocorreram em final de março e início e em outubro do ano passado. O intervalo de cerca seis meses considera a sazonalidade, para que seja possível fazer comparativos a equipe começou a terceira etapa de coletas no início de abril. Parte do trabalho feito por terra e parte, embarcado. Foram 23 pontos em mananciais de Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Colinas, Marques de Souza, Forquetinha, Teutônia, Estrela e Santa Clara do Sul. A última rota, em Venâncio Aires, incluiu um ponto no rio Taquari, na vila Mariante, e dois no arroio Castelhano. As análises pontarão melhora ou piora da qualidade da água dos mananciais.

Arroio Castelhano em abril, coberto de aguapés

Em Venâncio Aires os pontos de coleta para o monitoramento da água são no Arroio Castelhano, próximo da Corsan, e no Taquari, na Vila Mariante (foto)

 

Acompanhe
nossas
redes sociais