Vai começar um  novo circo da CPI

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Vai começar um novo circo da CPI

Por

A política brasileira é um circo. Ainda é cedo para vislumbrar o que acontecerá com a CPI do 8 de Janeiro, criada nesta semana no Congresso Nacional. Mas a tradição brasileira aponta para um forno bem aquecido esperando por uma pizza. Especialmente porque ela é desnecessária, já que apura fatos em que o STF está atuando e tem centenas aguardando por condenação.

Não vejo esperança, que em algum momento, sejam apontados novos responsáveis pelos atos. Não é de interesse do atual e nem do antigo governo. A condução e os avanços dos trabalhos dependerá das “negociatas” e se vão cumprir com os compromissos firmados com o Centrão. Caso contrário, o papel de palhaço no circo vai sobrar para o povo.


O moralismo de plantão

Tanto o município de Lajeado quanto o de Estrela demonstram um atraso injustificado em relação aos costumes. Uma Casa de Swing era para ser em Lajeado. Tinha local definido no bairro Alto do Parque, estava em fase de instalação e até com data marcada para inauguração. Devido à “pressão”, o proprietário do imóvel rompeu o contrato com os locatários.

Agora, os empreendedores resolveram instalar a Luxúrya Hot Club em Estrela, na Avenida Rio Branco, a via principal de entrada. Imagine a polêmica que se criou na cidade. A prefeitura cancelou o alvará e a casa não poderá abrir. O erro dos proprietários foi o de requerer a localização onde transitam pessoas supostamente adeptas da “moral e dos bons costumes”. Pede o alvará para um local ermo e ninguém vai reclamar.


Políticos, atentos

Na política, duas frases fazem muito sentido: “o cavalo passa encilhado uma vez só” e “deu um tiro no pé”. A primeira dá a entender a hora certa de ser candidato a um cargo eletivo e a segunda quando você toma atitudes fora de época. Portanto, políticos, atentos a isto.

E a Languiru?

Desde que a crise da Languiru estourou, eu nunca mais fui ao supermercado localizado no shopping e parei de consumir os produtos da cooperativa. Não foi de ato pensado, mas ação involuntária. A assembleia com a escolha da nova diretoria ocorre em meio a acontecimentos ainda nebulosos e de falta de transparência. Torço para que o sentimento mude. E que recupere sua credibilidade na cabeça de todos. Inclusive da minha.

Quer a Michelle

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, insiste em lançar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro numa disputa eleitoral. Michelle diz não querer. Ainda.

Até na China

Jovens estão passando dificuldades até na China. A taxa de desemprego entre trabalhadores de 16 até 24 anos está em 20% no país de Xi Jinping. Em 2018, esse número era de menos de 12%.


Bom exemplo

Abordei sobre o excesso de fios nas ruas de Lajeado aqui na Coluna. Colega Fernando Weiss escreveu sobre o tema na semana passada. Somos defensores de uma cidade mais limpa (sem este emaranhado de fios) e atrativa para moradores e visitantes. Há exemplos de que é possível. Lages, cidade de Santa Catarina, tem apostado nesta mudança (foto). Marau, aqui no RS, também. O custo é elevado mas não pode ser desculpa para alguém começar. Nem que seja o prefeito de 2030. Terá que ter coragem.

Acompanhe
nossas
redes sociais