Projeto Bilíngue do GA transforma a rotina das famílias

Produzido por Estúdio Alfa

Projeto Bilíngue do GA transforma a rotina das famílias

Iniciativa do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo construiu um ambiente onde a língua inglesa se tornou parte do cotidiano, inclusive dentro dos lares, com pais que aprendem com os filhos

Apresentado por

A língua inglesa está cada vez mais presente nas casas da região, principalmente nas famílias com filhos matriculados no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo. Um instrumento que tem colaborado para isso é o Projeto Bilíngue do GA, apresentado à comunidade de Lajeado em 2022.

 

Um bom exemplo é a família Kaufmann, em que os três filhos são estudantes do GA – Helena, do 1º ano, Teodoro, do 2º ano, e Bernardo, do 7º ano. Segundo a treinadora comportamental Charlana Kaufmann, mãe das crianças, o anúncio da inauguração do projeto a deixou receosa, principalmente com as adequações que seriam necessárias na dinâmica das aulas. Contudo, isso foi rapidamente superado já que os resultados não demoraram para aparecer.

 

“A língua inglesa não era algo que fazia parte da nossa realidade. Hoje, com o projeto bilíngue do GA, isso faz parte da nossa vida. E foi Helena e o Theodoro que nos trouxeram. Nós, enquanto adultos, estamos aprendendo com eles”, conta orgulhosa Charlana.

 

A enfermeira Vanessa Klesse, mãe da Ana Olívia, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, compartilhou do receio inicial com o projeto. Tanto é que em 2022, quando sua filha ingressou no GA, tentou incluí-la em uma turma que não fosse bilíngue, por receio dela não se adaptar já que ainda não havia sido alfabetizada. Todavia, assim que as aulas começaram, toda a insegurança se desfez.

 

“É impressionante como eles trabalham a adaptação do idioma no dia a dia deles. É natural. Me lembro da teacher dela comentando em uma aula experimental, ‘quando a gente começa a falar as primeiras palavrinhas a gente também não sabe ler e escrever’. Nesse dia tive a certeza que fiz a escolha certa”, conta Vanessa.

 

Segundo idioma no cotidiano

De acordo com o diretor Edson Wiethölter, os estudantes do Nível 3 (5 anos) ao 4º ano passam todas as manhãs com um profissional conduzindo uma atividade em língua inglesa ou auxiliando as ações em língua portuguesa. Isso colabora para a criação de um ambiente onde é possível desenvolver um imaginário cotidiano em inglês. “Queremos que eles falem, entendam e se comuniquem em inglês”, explica.

 

De acordo com Vanessa, mãe da Ana Olívia, essa experiência compartilhada tem ensinado muito, tanto a filha quanto a própria família. “Isso tudo colabora para que Ana esteja mais feliz e segura. Espero que ela compreenda quantas portas ela pode abrir sabendo falar e desenvolver bem o idioma”, avalia.

 

Arte em inglês

A dinâmica nas salas de aula contam com diversas iniciativas. Entre elas, a utilização da arte para construir vocabulário e formar o imaginário dos estudantes para a língua inglesa. Helena, por exemplo, gosta muito de música e dança. Segundo sua mãe, ela escuta muitas canções em inglês e já canta com naturalidade.

 

“Ela busca músicas que são trabalhadas na escola e aí vem para casa, quer ouvir, conversar sobre as canções. Às vezes ela pede pela tradução para entendermos juntos”, confidencia Charlana. 

 

O Projeto Bilíngue do GA 

Como funciona:

– Estudantes do Nível III da Educação Infantil (5 anos) ao 4º ano do Ensino Fundamental;

– 17 professores de língua inglesa;

– 22h aula por semana;

– Aulas simultâneas em portugês e inglês.

 

***

OLHO: “Nós, enquanto adultos, estamos aprendendo com eles.” – Charlana Kaufmann, mãe de alunos do 1° e 2° ano do GA.

 

“É impressionante como eles trabalham a adaptação do idioma no dia a dia.” – Vanessa Klesse, mãe da Ana Olívia, aluna do 2º ano.

 

LEGENDAS:

FOTO ABRE: Charlana Kaufmann e os filhos, Helena, do 1º ano, e Teodoro, do 2º ano.

FOTO 2: Vanessa Klesse e a filha Ana Olívia, aluna do 2º ano.