Suprema abre escritórios em São Paulo

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Suprema abre escritórios em São Paulo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Startup especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão, os ERPs, o Grupo Suprema instalou duas unidades de negócios em São Paulo para dar suporte ao crescimento das operações. Os escritórios ficam na Avenida Paulista, principal centro empresarial do país, e servirão como base de atendimentos dos clientes de dois produtos do Grupo, o Evove ERP e o G+.

O Evove consiste em um sistema de gestão on-line com módulos para negócios de diferentes setores da economia. Já o G+ proporciona o monitoramento, operação e gestão de dados do fornecimento de água (inclusive de poços artesianos), gás e eletricidade, com aferição por medidores inteligentes.

Nesta semana o Grupo Suprema expôs os dois produtos durante o ERP Summit 2023, em parceria com uma empresa de Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento é o maior voltado para Software e Gestão da América Latina.


Certel eleva potência de duas subestações

A Certel investe na ampliação da capacidade de carga das subestações de Teutônia e Canudos do Vale. A cooperativa substituiu um transformador com 6,25 Megavolts/Ampere (MVA) de capacidade por um novo, de MVA. Também instalou o transformador de 26,6 MVA na Subestação de Teutônia. O objetivo é aumentar a confiabilidade do abastecimento de subestações consideradas estratégicas diante do crescimento do consumo de energia nas duas regiões.

Na região de Canudos do Vale, a Certel trabalha na duplicação do circuito elétrico, totalizando 18 quilômetros de redes e 180 postes instalados. O investimento beneficia também associados dos municípios de Progresso e Boqueirão do Leão.


Justiça condena publicidade desleal

Chamou atenção a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que condenou a Kraft Heinz a indenizar a Unilever, dona da marca Hellmann’s, devido a informações divulgadas durante a Apas Show de 2018. Na ocasião, a empresa divulgou que a Mayo Kraft – marca recém-lançada – alcançaria “paridade com a líder de mercado, enquanto nosso competidor cai mês após mês”.

Como a Hellmanns era (e ainda é) a marca líder de mercado no setor, a Kraft Heinz foi condenada a pagar R$ 50 mil à Unilever, e proibida de divulgar a informação – sob pena de multa diária de até R$ 250 mil por dia em caso de descumprimento. A decisão também cita o uso das frases “80% de intenção de substituir a maionese atual” e “a reação do consumidor não poderia ter sido melhor” como prova de publicidade desleal, por não terem fonte da informação ou dados objetivos comprováveis.

A justiça ainda proibiu a Heinz de veicular “informações falsas nos rótulos das embalagens e na publicidade”. Entre as divulgações proibidas está a informação de que o alimento é produzido com método “100% a frio” tanto na rotulagem da maionese Heinz quanto em peças publicitárias, devido a falta de comprovação dessa informação. Apesar de tardia (cinco anos após o fato), a decisão judicial ajuda a balizar os limites do marketing, para que não seja enganoso ao consumidor e desleal com os concorrentes.


RÁPIDAS

• Motasa e Ustē no Tecnovates – O Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates) anunciou ingresso de duas novas empresas parceiras – a Motasa, de Taquari, e a Ustē Cosméticos, de Lajeado. Especialista na fabricação de farinhas e pré-misturas para o segmento de panificação e confeitaria, a Motasa foi fundada em 1954 e se tornou uma das principais empresas do segmento no RS. Fundada no ano passado, a Ustē rapidamente conquistou espaço no mercado nacional com produtos práticos, multifuncionais e veganos – Com grande potencial de internacionalização, a empresa já começa a firmar as primeiras parcerias com clientes da Europa.

• Trilhão em impostos – Os brasileiros terão pago R$ 1 trilhão em impostos aos governos federal, estaduais e municipais às 12h do dia 26 de maio. A marca será atingida com sete dias de antecedência na comparação com 2022. A estimativa foi divulgada pela Associação Comercial de São Paulo, sede do Impostômetro, painel que contabiliza os valores pagos pelos contribuintes aos cofres públicos. Os números incluem impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. Criado em 2005, o painel eletrônico completou 18 anos no dia 20 de abril. Desde a inauguração, o percentual de impostos pagos pelos brasileiros passou de 30% do PIB para 35%.

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