Stacione descarta retirada de motocicleta na fiscalização do rotativo em Lajeado

TRÂNSITO

Stacione descarta retirada de motocicleta na fiscalização do rotativo em Lajeado

Utilização do veículo foi alvo de críticas na Câmara de Vereadores. Departamento de trânsito alega que não há irregularidade

Por

Stacione descarta retirada de motocicleta na fiscalização do rotativo em Lajeado
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Stacione, responsável pela gestão do rotativo em Lajeado, vai manter em circulação a motocicleta que fiscaliza o estacionamento nas ruas de Lajeado. Conforme o responsável pelo setor de Tecnologia de Informação da empresa, João Francisco Padilha Souza, a liberação do monitoramento foi reforçada recentemente em consulta a procuradoria do município.

Conforme Souza, a moto percorre a área da chamada “Zona Azul” e identifica veículos que não fizeram o pagamento prévio aos deixarem os veículos ou que não tenham valores creditados no sistema. “Há muitos boatos de que a moto é responsável por multas em relação ao IPVA ou estacionamento em local proibido, mas não é verdade. Usamos esse recurso pois não há como os agentes atender toda a demanda de ruas em que ocorre o serviço”, complementa.

A motocicleta possui câmeras com capacidade para leitura de placas e identificação da situação do veículo no sistema da Stacione. Ela percorre as ruas do Centro entre segundas e sextas das 8h até 17h.

Vereadores aguardam resposta para a próxima semana

A utilização da motocicleta gerou críticas por vereadores. Lorival Silveira (PP) encaminhou requerimento para o Executivo em que questiona o que diz a legislação. “A cobrança tem que ser entregue em mãos, o formato de hoje é ilegal”, questiona. O documento elaborado pelo vereador conta com assinatura de outros integrantes do Legislativo.

Conforme o coordenador de Trânsito de Lajeado, Vinícius Renner, não há irregularidade no trabalho feito com uso da motocicleta na área central. “Sou fiscal do contrato. Houve uma consulta com a procuradoria e não existe irregularidades”, comenta.

O estacionamento rotativo gera muitas reclamações em Lajeado. Entre as principais queixas estão a falta de profissionais nas ruas, locais em que não ocorre a cobrança e o uso da moto para cobrar valores dos usuários.

Acompanhe
nossas
redes sociais