Estrela vai ganhar um Centro da Juventude

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Estrela vai ganhar um Centro da Juventude

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo de Estrela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, anuncia a implantação do Centro da Juventude (CJ) no antigo prédio do Cemai Oriental, localizado no bairro Moinhos. A conquista teve participação efetiva da secretária Renata Cherini. O objetivo é construir o projeto em parceria com outras pastas do governo e, também, utilizar a experiência dos agentes e os conceitos do programa Viva + Vida Sem Álcool, cujo contrato para concluir um núcleo na cidade será assinado no dia 13 de maio. A ideia é seguir os padrões estabelecidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Além de cursos de capacitação em parceria com a rede La Salle, o inédito espaço vai proporcionar atividades de formação, recreação, acolhimento e encaminhamento ao mundo do trabalho aos jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social. Diante disso, o CJ de Estrela será embasado em três eixos principais: sócio-afirmativo: promovendo atividades voltadas à construção da cultura cidadã; sócio-profissional: aumento da escolarização e formação para o trabalho; e Jovem Multiplicador: preparação de lideranças que são multiplicadores de boas práticas. A primeira aula deve ocorrer em agosto. Até lá, será preciso costurar com o Estado os necessários investimentos.

Crédito: Divulgação


TIRO CURTO

• O governo de Lajeado comunica a suspensão do registro de preço para “aquisição, sob demanda, de equipamentos de hidratação tipo totem, com dispensação de água quente e fria, a serem instalados em espaços públicos”.

• Uma comitiva formada pelos agentes do gabinete do vereador de Lajeado Sérgio Kniphoff (PT) viaja a Brasília na próxima semana. Já divulguei algumas pautas na edição de ontem. Mas faltou dizer que o parlamentar e assessores também buscam recursos para instalação de uma “academia de saúde” no Santo Antônio, além de cobrar explicações sobre a suspensão das obras na BR-386.

• A câmara de Lajeado firmou parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) para possibilitar estágios não remunerados para alunos de graduação. As vagas serão destinadas a acadêmicos do curso de Direito com interesse no processo legislativo de criação de leis.

• Ainda em Lajeado, a Secretaria de Saúde encaminhou ofício à câmara para reforçar que os “dados referentes a saúde são considerados pessoais e sensíveis, e recebem proteção especial conforme a LGPD”. Diante disso, o fornecimento de informações por parte da Sesa “se dará a partir de pedido formal realizado pela mesa diretora”, e os pedidos “deverão ser encaminhados via protocolo, com atribuição de caráter sigiloso ao expediente”.

• Em Estrela, o vereador Silas Alves (PL) se manifestou sobre a instalação de uma “casa de swing” na Av. Rio Branco, em um ponto que abrigou por muitos anos uma igreja. “A família deve ser preservada”, escreveu nas redes sociais. “Vou buscar os meios legais para isso não acontecer”, finaliza. Nem precisou. Ontem mesmo o prefeito mandou cassar o alvará do curioso ponto.

LEIA TAMBÉM: Governo de Estrela suspende alvará de casa de swing

• Quem também se manifestou nas redes sociais foi o vereador de Estrela, Valderês “Maninho” da Rosa (PSD). Ele garante apoio ao governo até a véspera das eleições de 2024. “Vamos fazer uma reflexão sobre continuar com o apoio ou buscar outra alternativa. Não nos submetemos a qualquer forma de pressão”, resume. O recado repercutiu no gabinete de Elmar Schneider (MDB).

• Em tempo. Não há razão para votar com urgência o chamado “PL das Fakenews”. Ora, ninguém nega o problema pulverizado nas principais plataformas digitais de comunicação. Mas definir as regras e, especialmente, os agentes reguladores requer muitos debates. A pressa, em muitos casos, é inimiga da perfeição. Neste caso, pode ser a pior inimiga da liberdade de expressão. E uma aliada e tanto para determinada ala ideológica.

Acompanhe
nossas
redes sociais