ANTT confirma presença em fórum sobre free flow

TECNOLOGIA NA ESTRADA

ANTT confirma presença em fórum sobre free flow

Programação agendada pelo Codevat ocorre em 18 de maio. Objetivo é ampliar o conhecimento sobre os critérios para implantar sistemas de cobrança automáticos dos pedágios

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ANTT confirma presença em fórum sobre free flow
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Com o indicativo do Estado em mudar o formato de cobrança dos pedágios e substituir as cancelas, o Vale do Taquari debate o modelo de free flow e tenta se tornar a região pioneira no uso dessas tecnologias.

Tanto que o Conselho de Desenvolvimento (Codevat) promove o 1ª Fórum sobre implantação do free flow (modelo de pagamento automático da tarifa). O evento foi confirmado pelo presidente, Luciano Moresco. Ocorre em 18 de maio. O horário e a data ainda estão em tratativas, em um primeiro momento, seria às 16h30min, na Univates. “Queremos reunir especialistas, representantes das agências de regulação, da União, e também prestadores de serviço voltado a sistemas de tecnologia”.

O movimento feito por representantes do Vale tem chamado atenção de outros conselhos regionais. “Recebemos o interesse de participação de outras localidades. Desde 2020, com a discussão dos pedágios, adotamos uma postura de cobrar a implantação dessa tecnologia. Isso nos colocou no centro do debate.”

Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres confirmaram presença. Em uma análise prévia do Grupo de Trabalho da região, seriam necessários no mínimo 12 pórticos de cobrança nas rodovias concedidas. Seriam quatro de Encantado a Lajeado, três entre Estrela e Teutônia, e no mínimo cinco de Lajeado até Venâncio Aires.

Dois modelos

O sistema de cobrança por quilômetro rodado em rodovias concedidas é uma novidade no país. A primeira experiência na BR-101, trecho Rio-Santos. Pelo projeto, dispositivos eletrônicos acompanharão o fluxo de veículo. Aqueles com tags (selos no para-brisas) terão desconto automático, enquanto os sem identificação eletrônica terão disponíveis outras formas de pagamento, com um ponto fixo de cobrança.

Para o RS, o Piratini parte de um sistema diferente. No eixo Rio-Santos, a cobrança é única quando o veículo passa pelo totem. Pela avaliação técnica da Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões, o mais justo seria diversos pontos de leitura automáticos pela rodovia, com desconto de acordo com o percurso feito pelo condutor.

Esse formato é o mais desejado por líderes da região. Pela avaliação local, o free flow representa melhores condições para os motoristas, garantia de um pagamento mais igualitário entre quem usa as rodovias concedidas, além de encerrar a polêmica sobre os locais das cobranças fixas, em que municípios escolhidos sofrem com aumento no custo logístico e com a divisão entre comunidades.

Para Moresco, há tecnologia disponível para estabelecer dentro do novo plano de pedágios o formato do free flow desde o início das concessões. A regulamentação da lei do sistema automático foi confirmada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro. Esse trâmite garante segurança técnica e jurídica para os estudos de aplicabilidade da ferramenta e a possível inclusão nos futuros pacotes de concessões.

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