Arroio do Meio estuda implantar programa Farmácia Solidária  

SAÚDE

Arroio do Meio estuda implantar programa Farmácia Solidária  

Iniciativa prevê a distribuição gratuita de medicamentos doados. Proposta está em análise na câmara

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Abril de 2023 às 14:47

Arroio do Meio estuda implantar programa Farmácia Solidária  
(Foto: Rodrigo Gallas)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As comissões internas da câmara de vereadores analisam a proposta de criar o programa Farmácia Solidária. A proposta deve estar na ordem do dia da reunião de 4 de maio. Para falar sobre o assunto, o programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta quinta-feira, 27, recebeu a autora do projeto, a vereadora Alessandra Brot, e a farmacêutica Luísa Kramer Gueusser.

O objetivo é promover o descarte correto de medicamentos com locais de coleta em diferentes pontos, triagem e redistribuição. O programa consiste em receber a doação de medicamentos e dispensação gratuita à população.

Se aprovado, o programa funcionará como complemento ao serviço farmacêutico da Secretaria de Saúde e Assistência Social com o apoio da Secretaria de Educação e Departamento de Meio Ambiente.

Segundo a vereadora, a proposta é semelhante ao programa praticado em Farroupilha. No município da Serra Gaúcha, desde 2015, foram mais de 132 mil pessoas atendidas e uma economia de R$ 1,7 milhão. No estado, 46 municípios aderiram ao programa.

Hoje, pelo menos 5% das medicações estão em falta devido à dificuldade de compra dos consórcios intermunicipais, motivada principalmente pela falta da matéria prima, e crises no continente asiático que desde a covid-19 restringiram a produção e transporte.

Conforme Luísa, com o programa, as pessoas poderão ser beneficiadas com medicamentos que não compõem os disponíveis via SUS. Na região, Marques de Souza é o único município que implementou o programa.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais