Referência em Traumato-ortopedia: uma conquista do Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Referência em Traumato-ortopedia: uma conquista do Vale

Por

Atualizado quarta-feira,
26 de Abril de 2023 às 08:15

O Vale do Taquari provou, mais uma vez, que a união regional é o único caminho para vencermos as nossas próprias mazelas. A conquista da referência em alta e média complexidade para a traumato-ortopedia nos hospitais de Estrela e Encantado foi uma construção coletiva entre prefeitos, secretários municipais, diretores das casas de saúde, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, imprensa, e, por fim, o governo estadual.

Não foi uma decisão simples. Foram diversas reuniões, debates, discussões mais acaloradas e muitos questionamentos para chegarmos até o necessário e histórico denominador comum. A conta não é simples. Mas tudo fica mais simples quando as regiões alta e baixa se unem em prol do cidadão. Parabéns a todos os envolvidos!


E a “Rota da Inovação”?

Já se passaram três anos e meio desde a aprovação – no plenário da câmara – da “Rota da Inovação” em Lajeado. E, até o presente momento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) não registrou pedidos de adesão por parte de empresas, empresários ou startups ligados ao setor da tecnologia e inovação.

Conforme a lei, a empresa que obtiver a adesão fará jus aos seguintes benefícios: isenção do pagamento do IPTU pelo prazo de 60 meses; isenção do pagamento do ITBI referente à aquisição de imóvel destinado à implantação da empresa; e o uso do Selo “Rota da Inovação”. O objetivo é atrair novos negócios.

É uma provocação interessante, cuja base está no 4º Distrito de Porto Alegre e no Porto Digital do Recife. Aliás, essa era a base da proposta, até passar pelo “inovador” crivo dos vereadores. Eu explico. O projeto original previa um espaço delimitado para a rota – o trecho urbano das ruas Bento Rosa e Osvaldo Aranha, às margens do Taquari.

No entanto, uma emenda aprovada na câmara definiu novas coordenadas, e o benefício passou a valer em todo o município. Justa ou não, a desconfiguração da ideia parece ter desmotivado os agentes proponentes. E a tal “rota”, que nasceu com todas as pompas descoladas da inovação, ainda não vingou.


TIRO CURTO

• Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) sancionou a lei que denomina de Parque Professor Ardy Storck o novo parque linear formado pelas áreas públicas lindeiras à Av. Décio Martins Costa, nos bairros Centro e Hidráulica. A proposta partiu do Legislativo.

• Ontem, o governo de Lajeado publicou no Diário Eletrônico a exoneração do secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Giancarlo Bervian. Conforme o documento, ele deixa a função a partir do dia 1º de maio. Por ora, o mais cotado para substituí-lo é o engenheiro civil, Robledo Müller, que recentemente deixou a Univates.

• O PSDB de Lajeado realiza encontro no dia 10 de maio, a partir das 19h, na sede do Clube Sete de Setembro. É um evento para “filiados e simpatizantes”.

• Após uma década de belos trabalhos junto à comunidade de Lajeado, o renomado programa Viva + Vida Sem Álcool, capitaneado pelo Ministério Público, enfim rompeu as fronteiras da cidade e desembarca em Estrela. É um movimento necessário. Parabéns aos agentes estrelenses pela conquista. E que sirva de exemplo e inspiração para as demais cidades do Vale do Taquari.

• A Marcha dos Vereadores deve mobilizar 55 vereadores do Vale do Taquari. O encontro ocorre em Brasília. Por lá, os agentes regionais do Legislativo pretendem encaminhar um pedido especial ao governo federal: eles querem investimentos em dragagem e desassoreamento do Taquari. A intenção é mitigar efeitos das cheias e devolver a navegabilidade no trecho até a barragem.

• A votação do financiamento de R$ 15 milhões foi “engavetado” em Teutônia. Foi uma manobra política da Oposição, executada pelo presidente da casa legislativa. Presente na sessão, o prefeito Celso Forneck (PDT) deixou o plenário após a decisão. Em tempo, outros parlamentos municipais vizinhos já aprovaram os mesmos contratos com a Caixa Econômica Federal (via Finisa) para obras de pavimentação. E com muita harmonia e tranquilidade entre os poderes Legislativo e Executivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais