Receita Estadual lança aplicativo para pequenas e médias empresas

NEGÓCIOS

Receita Estadual lança aplicativo para pequenas e médias empresas

Ferramenta deverá beneficiar mais de e 200 mil organizações vinculadas ao Simples Nacional

Por

Atualizado quarta-feira,
26 de Abril de 2023 às 19:32

Receita Estadual lança aplicativo para pequenas e médias empresas
Crédito: Divulgação
Estado

Ao apresentar as 30 medidas prioritárias da gestão para os próximos anos, a Receita Estadual lançou, nesta quarta-feira, 26, o APP Minha Empresa, uma solução digital que beneficiará mais de 200 mil pequenas e médias empresas gaúchas do Simples Nacional. A ferramenta oferece acesso a  gráficos e indicadores para gestão da empresa. O sócio poderá acompanhar as operações de compras e vendas, ver seu relacionamento com clientes e fornecedores, identificar as maiores aquisições e vendas de produtos, a partir de senha “gov.br” vinculada ao CNPJ, o que garante a confiabilidade e a segurança das informações.

O APP foi desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs e é fruto do diálogo com entidades representativas do setor através do Conselho de Boas Práticas Tributárias, um dos fóruns de debates do Receita 2030. A exemplo de outras soluções inovadoras desenvolvidas pela Receita Estadual gaúcha, é o primeiro modelo desenvolvido no Brasil com essa finalidade e faz parte da agenda de medidas anunciadas no do 1º Seminário Fiscal-Tributário Sefaz-RS: Receita Digital e um olhar sobre a Reforma Tributária” que ocorre nesta quarta-feira, 26, e amanhã no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.

“São dados que o Estado possui e que grandes empresas contam com uma estrutura para gerir, mas que agora podem ser acessados por empresas menores sem custos e a partir de um celular” explica Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual. “Esse APP, desenvolvido a partir de debates com o Sebrae, simboliza nosso objetivo de entregar cada vez mais serviços que geram valor para a sociedade. No médio prazo, o objetivo é disponibilizar uma versão com a declaração pré-preenchida das operações”, destacou o subsecretário.

O governador Eduardo Leite, em mensagem enviada aos participantes a partir de Brasília, disse que o Minha Empresa é mais uma demonstração de que sempre é possível avançar em diferentes frentes na direção da parceria com o empreendedor gaúcho. “Essa é mais uma demonstração da qualidade técnica dos produtos desenvolvidos aqui no Rio Grande do Sul que podem eventualmente ser usados por todos os Estados, a exemplo do que ocorre com a Nota Fiscal Eletrônica há tantos anos ou com a mais recente Nota Fiscal Fácil, que na semana passada também chegou às lavouras de arroz, permitindo a emissão do documento sem burocracia, mesmo onde não há sinal de internet”, destacou.

Acompanhe
nossas
redes sociais