Comunidade busca transformar santuário em atrativo turístico

ENCANTADO

Comunidade busca transformar santuário em atrativo turístico

Primeiras obras no entorno do templo foram viabilizadas com recursos de eventos. Projeto foi assunto na sessão itinerante do Legislativo no bairro Lajeadinho na segunda-feira

Por

Comunidade busca transformar santuário em atrativo turístico
Presidente da comunidade de Lajeadinho, Gilmar da Rosa, falou sobre o projeto na sessão itinerante da câmara (Foto: Diogo Daroit Fedrizzi)
Encantado

Atenta às oportunidades geradas pelo Cristo Protetor no setor do turismo, a comunidade do bairro Lajeadinho inicia a revitalização da área onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. A ideia é transformar o local em um potencial atrativo de Encantado. Um esboço do projeto foi apresentado na sessão itinerante da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira, 24. Cerca de 60 moradores do Lajeadinho, Parque Peroline Linha Nova acompanharam a reunião.

Conforme o presidente da comunidade, Gilmar da Rosa, o trabalho já começou com a colocação de 650 metros quadrados de pavimentação no entorno do templo. A obra foi viabilizada pelos recursos arrecadados na festa religiosa e romaria realizadas em dezembro do ano passado. A prefeitura também participou com a colocação do pó de brita. “Como é um projeto muito grande, dividimos em etapas. À medida que vamos conseguindo os recursos por meio de rifas e o lucro das festas, executamos as obras”, afirma Rosa. A utilização de recursos públicos depende de acordos jurídicos com a Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, proprietária e responsável pela administração do santuário, construído em 1953. “Acredito muito no turismo religioso. Penso numa rota começando pelo santuário de Lajeadinho, onde temos também a estátua do padre Aroldo Murer, seguindo pela Igreja Matriz São Pedro, Igreja Santo Antão, Igreja São José até o Cristo Protetor”, sugere.

Outras melhorias planejadas são a colocação de calçamento nas demais áreas, a pintura do santuário e salão, além da construção de banheiros com capacidade para receber excursões de até 50 pessoas, com acesso para cadeirantes, fraldário e chuveiros, e de uma loja para comercializar produtos e artigos religiosos. Uma nova pracinha já foi construída pela prefeitura. “Nosso santuário recebe muita gente. Alguns são devotos de Nossa Senhora de Fátima que vêm para pagar promessa”, salienta. “O espaço externo também é muito agradável, arborizado e confortável, atrai muitas famílias aos finais de semana que aproveitam para tomar chimarrão e acompanhar as brincadeiras dos filhos”.

Obras e localização estratégica

O bairro Lajeadinho está localizado em uma região estratégica, com vias que conectam Encantado à serra e à parte baixa do Vale do Taquari. Recentemente, a prefeitura deu início às obras para a colocação do calçamento na Estrada da Santinha, via secundária que liga a ERS-129 à ERS-130, nas proximidades da Praça do Pedágio. O trecho tem extensão de 1,2 mil metros e o investimento do município é de aproximadamente R$ 1 milhão. Outro projeto já anunciado pelo governo é a continuidade da calçada para pedestres e ciclistas, com extensão de 800 metros, às margens da rodovia ERS-129 até a ponte de Roca Sales. Os recursos de R$ 300 mil são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Ubiratan Sanderson.

Incentivos

Dois projetos de incentivos a empresas foram aprovados por unanimidade pelos vereadores. Um deles autoriza a concessão de uso de um prédio à empresa Luana Fachini, que atua no comércio atacadista de resíduos de papel, papelão e sucatas. O outro concede incentivo financeiro à indústria Fontana S/A, com a restituição de percentual do ICMS.

Acompanhe
nossas
redes sociais