Trajetória da Domínio D reforça a importância da capacitação e oportunidades na hora de empreender

Lajeado Empreendedora

Trajetória da Domínio D reforça a importância da capacitação e oportunidades na hora de empreender

Empresa focada em engenharia de estruturas iniciou a partir de uma oportunidade e hoje é referência estadual no ramo da construção civil

Por

Atualizado quarta-feira,
26 de Abril de 2023 às 11:41

Trajetória da Domínio D reforça a importância da capacitação e oportunidades na hora de empreender
Daniel Klein iniciou o negócio em 2009 e hoje já se tornou referência estadual no ramo da construção civil. (FOTO: J. J. Silva)

Oportunidades aparecem para quem está preparado. Diversas trajetórias empreendedoras só são bem sucedidas por causa disso. É o caso de Daniel Klein, da Domínio D – Engenharia de Estruturas, que soube abraçar as oportunidades e consolidar a empresa que hoje é referência estadual no ramo da engenharia civil.

Daniel sempre esteve inserido no ramo da construção. Natural de Santa Clara do Sul, aos dois anos de idade veio a Lajeado com os pais. O pai, João Ademar Klein, era proprietário de uma serraria na cidade. Naturalmente, Daniel o ajudava no corte de madeiras. Mas diferente do que se imagina, foi em uma pescaria que ele decidiu seguir na engenharia civil.

“Eu tinha 16 anos. Numa dessas ocasiões, fomos pescar em um rio onde seria feito uma barragem. O engenheiro responsável pela obra estava pescando conosco e começou a explicar todo o processo de construção daquela barragem. Naquele fim de semana, decidi que queria ser engenheiro de barragens”, recorda.

Então, em 1995, Daniel começou a cursar Engenharia Civil na Unisinos. O diploma veio em 2003, e com ele, a chance de alavancar a carreira. Na época, já formado, Daniel trabalhava para um escritório de vendas da Gerdau no Vale do Taquari. Em determinada ocasião, um cliente pediu se ele tinha interesse em fazer o projeto estrutural de um prédio que seria inaugurado mais tarde naquele ano.

“Fiquei sem reação. O prédio tinha oito andares. Era um projeto de muita responsabilidade e compromisso, e eu tinha acabado de me formar. Falei com a minha esposa, e ela me convenceu a aceitar a proposta. Foram seis meses intensos, mas aprendi mais com aquele projeto do que nove anos na sala de aula”, conta. 

Em 2009, depois de alguns projetos bem sucedidos, Daniel viu a necessidade em criar a empresa e ter o próprio espaço. Na época, o mercado de engenharia de estruturas era escasso na região, o que fez com que Daniel se especializasse ainda mais na área. O impacto foi tão grande que até o irmão, Tiago Augusto Klein, seguiu seus passos.

A operação iniciou na sala de estar de casa, e em 2010 se consolidou com foco específico na parte de estruturas. Mudanças no mercado, contudo, fizeram a empresa ampliar o leque de serviços, que hoje já conta com projetos elétricos, hidráulicos e sanitários.

O que começou com pequenos projetos residenciais, hoje, através das oportunidades, se tornou referência no estado. “Sempre digo que a sorte é quando a oportunidade encontra a capacidade, e eu consegui ter os dois na minha frente”, conclui Daniel, prova de que a evolução pessoal também contribui para o crescimento de uma região.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais