Projeto possibilita encontro de gerações nas comunidades

NOVA BRÉSCIA

Projeto possibilita encontro de gerações nas comunidades

Noventa crianças de 3 a 5 anos participam dos passeios semanais no interior

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Abril de 2023 às 08:14

Projeto possibilita encontro de gerações nas comunidades
Sélito Lorenzon contou às crianças fatos históricos de Linha Jacarezinho. Crédito: Divulgação/Prefeitura
Nova Bréscia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz realiza o projeto “Conhecendo Nova Bréscia: Nossa Gente, Nossa História”. Uma vez por semana, 90 crianças, de 3 a 5 anos, são levadas a conhecer as comunidades do interior. Os alunos compartilham um momento de integração com os moradores, que contam aspectos históricos de cada localidade, enquanto os pequenos conhecem as regiões que compõem o município.

A diretora da escola e uma das idealizadoras do projeto, Michele Schmitz Cardoso, detalha que a ideia surgiu em março deste ano, quando começaram a pensar em atividades alusivas ao aniversário de Nova Bréscia, comemorado em 11 de abril.

“Todos os anos trabalhamos alguns temas específicos para homenagear nossa cidade. Ao falarmos sobre os pontos turísticos que nos envolvem ficou claro que muitas crianças não conheciam as localidades do município”, comenta. Esse foi o incentivo inicial para que as professoras do educandário cogitassem a criação do projeto em meio às reuniões pedagógicas. “Cada localidade tem a sua cultura, a sua história, o seu jeito de ser. Durante os passeios, os alunos conhecem vivências diferentes”, afirma Michele.

A saída da escola é às 13h15min, com retorno às 16h30min, após o piquenique. Responsável pelo transporte escolar e apoio logístico e pedagógico, a secretária da Educação e Cultura, Andréia Spessatto De Mamam, afirma que não houve projeto semelhante nos últimos oito anos.

Para ela, o conhecimento transferido aos alunos é essencial. “Poucas crianças conhecem o nosso interior. Com esses encontros, elas têm um contato direto com animais, meio ambiente, pessoas e lugares diferentes, criando memórias que ficarão registradas por muitos anos na mente dos alunos e dos moradores que os recebem”, declara.

Recepção especial

Um dos moradores a ter contato com as crianças foi Sélito Lorenzon, 67. Residente em Capitão, o aposentado nasceu em Linha Jacarezinho, interior de Nova Bréscia, onde morou até os 61 anos. Ele conta que foi a primeira vez que teve esse tipo de aproximação com professores e alunos.

“A direção da comunidade solicitou que eu fosse a esse encontro, pois sabiam que eu teria condições de responder às perguntas pelo meu conhecimento histórico”, revela. Lorenzon explicou aos alunos sobre a origem do nome da comunidade de Jacarezinho, a padroeira Sagrada Família e os primeiros moradores que chegaram àquela localidade.

A diretora da Emei Criança Feliz demonstra satisfação ao perceber que as comunidades são receptivas ao projeto. “Pensamos que seria apenas um momento para contar um pouco da história, mas os moradores sempre fazem algo a mais, seja através de uma música ou comes e bebes, nos acolhendo com muito carinho”, relata.

A primeira localidade visitada pelas crianças foi Linha Tigrinho Alto, seguido de Linha Tigrinho Baixo, Ernesto Alves, Caçador, Divertida, Rosário, Olinda, Jacarezinho e Borghetto. Na sexta-feira, dia 28, os alunos conhecerão Linha Estefânia.

Acompanhe
nossas
redes sociais