Programa conscientiza para o descarte  e a destinação correta de medicamentos

ARROIO DO MEIO

Programa conscientiza para o descarte e a destinação correta de medicamentos

Criação da Farmácia Solidária está em análise na câmara. Iniciativa prevê a distribuição gratuita de medicamentos doados

Por

Programa conscientiza para o descarte  e a destinação correta de medicamentos
Programa é aplicado em outras 46 cidades gaúchas. Medida visa o descarte correto e distribuição adequada dos medicamentos. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As comissões internas da câmara de vereadores analisam a proposta de criar o programa Farmácia Solidária. A matéria foi apresentada na sessão passada e deve estar na ordem do dia da reunião de 4 de maio.

O objetivo é promover o descarte correto de medicamentos com locais de coleta em diferentes pontos, triagem e redistribuição. O programa consiste em receber a doação de medicamentos e dispensação gratuita à população.

Se aprovado, o programa funcionará como complemento ao serviço farmacêutico da Secretaria de Saúde e Assistência Social com o apoio da Secretaria de Educação e Departamento de Meio Ambiente.

No Legislativo, a proposta é de autoria da vereadora Alessandra Brod (PP) e conta com o apoio da colega Helena Matte (MDB). Segundo ela, a proposta é semelhante ao programa praticado em Farroupilha, No município da Serra Gaúcha, desde 2015, foram mais de 132 mil pessoas atendidas e uma economia de R$ 1,7 milhão.

No Estado, 46 municípios aderiram ao programa. “Em Arroio do Meio a proposta, dará benefícios a população na adesão de tratamentos e diminuição custos”, afirma Alessandra.

Adequações no ESF

Conforme o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, a gestão analisa com bons olhos a proposta e aguarda a aprovação do projeto de lei. “Ideias semelhantes foram apresentadas no passado, mas não avançaram”.

Para dar andamento ao programa, a Secretaria de Saúde pretende adequar os espaços físicos na farmácia do ESF no Bairro Aimoré e aproveitar a equipe profissional que atua no espaço. Em demais pontos da cidade, serão espalhados os locais de coleta dos medicamentos.

Com o andamento do programa, Kasper acredita no aumento da oferta de medicamentos. “Vamos conseguir disponibilizar comprimidos que muitas vezes faltam em farmácias privadas”.

Hoje, pelo menos 5% das medicações estão em falta devido a dificuldade de compra dos consórcios intermunicipais, motivada principalmente pela falta da matéria prima, e crises no continente asiático que desde a covid-19 restringiram a produção e transporte.

Acompanhe
nossas
redes sociais