Há 20 anos, novo gerente  da Corsan

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, novo gerente da Corsan

Por

Era empossado oficialmente o novo gerente da Corsan de Arroio do Meio, Luiz Alberto Araújo. A cerimônia ocorreu no antigo Arroio do Meio Piscina Clube, na presença de gerentes de outros municípios e autoridades. Araújo era natural de Arroio do Meio e já tinha trabalhado na unidade da cidade.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Academia Brasileira de Letras – Vinte anos atrás, a jornalista e escritora Ana Maria Machado era eleita para ocupar a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ana é autora de diversos livros infantis e foi uma das fundadoras, na década de 1980, da primeira livraria infantil do Brasil, a Malasartes, no Rio de Janeiro. Há 20 anos, ela disputou a cadeira na ABL com outros dois escritores e ocupou o lugar de Evandro Lins e Silva, que havia falecido em dezembro de 2002.


HÁ 50 ANOS

Construção do “Galpão do Padre Lauro”

Cinquenta anos atrás, a comunidade de Estrela planejava uma grande festa tradicionalista gaúcha. O evento ocorreria junto da inauguração do Centro de Recreação (um prédio que depois ficou conhecido como o Galpão do Padre Lauro).

O complexo estava em construção e ficava no mesmo lugar que o atual Centro Comunitário Cristo Rei, na Rua Júlio de Castilhos, entre os prédios do Centro Educacional Estrela da Manhã (hoje IEEM) e a Escola Vidal
de Negreiros.

O Centro de Recreação foi inaugurado ainda na década de 1970 e sediou os festejos do Centenário de Estrela, comemorados em 1976. O complexo tinha o piso em madeira, o chamado parquet, que foi doado por diversas empresas, entre elas, a Cervejaria Polar.

O projeto arquitetônico havia sido elaborado pelo padre Lauro Oppermann e pelo arquiteto Siegfried Fischer, por isso o apelido de “Galpão do Padre Lauro”. Nos anos 2000, a antiga estrutura foi demolida e, no lugar, foi construído o atual Centro Comunitário Cristo Rei, que sedia, todos os anos, o Festival do Chucrute.


Enquanto isso…

Vírus e câncer – O médico e pesquisador Albert Sabin estudava a relação de determinados tipos de vírus com o desenvolvimento de câncer. Sabin era o precursor da vacina oral contra a poliomielite e publicava novos estudos sobre o câncer, em parceria com o médico italiano Giulio Tarro. Os pesquisadores informaram que o vírus causador da herpes aumentava, em algumas pessoas, a probabilidade
de desenvolver algum tipo de câncer.

Acompanhe
nossas
redes sociais