“Árvores do Associativismo” são plantadas em Lajeado

Parque Ney Santos Arruda

“Árvores do Associativismo” são plantadas em Lajeado

Participaram os presidentes das entidades, Graciela Ethel Black (Acil) e Ivandro Carlos Rosa (CIC-VT), acompanhados do vice-presidente da Federasul, Rafael Goelzer

Por

“Árvores do Associativismo” são plantadas em Lajeado
Foto: Henrique Pedersini
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em alusão ao mês do Associativismo, celebrado em abril, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), plantaram mudas de árvores no Parque Ney Santos Arruda, próximo à orla do rio Taquari.

A ação ocorreu por volta das 10h30min desta terça-feira, 25. Participaram os presidentes das entidades, Graciela Ethel Black (Acil) e Ivandro Carlos Rosa (CIC-VT), acompanhados do vice-presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rafael Goelzer.

Rosa explica que ação tem um simbolismo de convergir com as atitudes na gestão moderna dos negócios “Precisamos ter um olhar de atualização do associativismo, de estratégias diferentes.” Graciela diz que as árvores representam as entidades. Adianta que no futuro a ideia é colocar também uma pedra.

As espécies escolhidas para o plantio auxiliam na recuperação de áreas degradadas e, geralmente, são utilizadas em ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos e plantios domésticos. São mudas de guajuvira, araçá amarelo e ipê amarelo.

Participam do plantio, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e a presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Paula Daiana Thomas.

Reunião-almoço

Após o plantio, a partir das 11h30min, as lideranças participam de reunião-almoço (RA) no salão de eventos da Acil. Na oportunidade, Sousa aborda o tema “Associativismo”, falando sobre a atuação da Federasul com suas entidades filiadas e como o sistema associativista contribui para o crescimento das comunidades.

Fórum Federasul

Logo após a RA, às 14h, o salão de eventos da Acil recebe o Fórum Macrorregional da Federasul Vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí Centro. A programação abordará questões econômicas regionais, o desenvolvimento econômico e social, e as oportunidades e desafios da região dos Vales.

A programação inicia com a presidente da Acil e segue com Sousa, que aborda o tema “O Engajamento na Transformação das Realidades Locais”. Já o vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer, fala sobre “Levantamento de Oportunidades e Amaças Macrorregionais”. O encerramento da programação será com a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federação, Simone Leite, abordando o tema “A força da mulher Empreendedora”.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais