Acordo com a Anatel prevê sinal de celular em 21 distritos da região

CONEXÃO NO INTERIOR

Acordo com a Anatel prevê sinal de celular em 21 distritos da região

Operadoras assumiram compromisso em levar rede móvel para comunidade do interior em contrapartida à implantação da nova tecnologia nos grandes centros. Expectativa é amenizar gargalos de telefonia em áreas rurais

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Abril de 2023 às 14:02

Acordo com a Anatel prevê sinal de celular em 21 distritos da região
Levar sinal 4G para distritos está entre as obrigações das operadoras que venceram o leilão do 5G. Primeira fase do investimento deve ser iniciada ainda este ano. Crédito; Felipe Neitzke
Vale do Taquari

Antes da implantação da rede 5G, as operadoras precisam ampliar a cobertura da tecnologia 4G em localidades do interior. O compromisso assumido no leilão da Agência Nacional de Telecomunicações inclui a instalação de antenas em pelo menos 21 distritos da região.

Com a tecnologia, a expectativa é levar a conexão de celular para mais de 2,3 mil moradores. Conforme estabelecido pela Anatel, a primeira fase de implantação inicia ainda este ano e deve se estender até o fim de 2028. Na maioria das localidades, o investimento será feito pela Claro. Mas há casos onde a ampliação de cobertura caberá à Tim.

Em relação ao formato de transmissão, as operadoras devem utilizar a frequência de 2,3 GHz, que permite maior velocidade de conexão, ainda que o alcance do sinal seja menor se comparado às faixas mais comuns, que é o caso do 850 MHz. Pelo modelo, a área de cobertura será restrita ao perímetro urbano do distrito.

A expectativa a partir desses investimentos é que gargalos de conectividade sejam amenizados. É o caso do que ocorre em Imigrante. Desde o ano passado moradores enfrentam dificuldades para completar ligações. A comunidade espera que essas falhas sejam atenuadas com a instalação de equipamentos no distrito de Daltro Filho.

De acordo com o prefeito Germano Stevens, a estimativa é que o sinal seja ativado em até 60 dias. “Houve um entrave burocrático na área de instalação da antena, mas já foi solucionado. Esperamos poder dar melhores condições de conectividade aos moradores de Daltro Filho e entorno.” Hoje, a localidade é atendida por um sistema de repetidor. “Depois da venda da operadora Oi houve substituição de tecnologia para a Tim e desde então enfrentamos vários problemas. Esse investimento de outra prestadora será importante para termos mais de uma opção.

Além da tecnologia 4G, o avanço para o 5G nas cidades dependerá da construção de mais torres. Para regular essa instalação os municípios devem atualizar a legislação. Segundo a Anatel, pouco mais de 300 prefeituras brasileiras encaminharam esse processo. A própria agência disponibiliza uma sugestão de projeto.

Ativação das torres

A expansão do sinal de celular nessas localidades selecionadas será feita de forma gradual. Assim como a Claro iniciou tratativas para o serviço em Imigrante, a Tim ativou antena em Linha Travessa, interior de Venâncio Aires. De acordo com a operadora, até junho também será implementado o sinal 4G no bairro Cidade Alta.

Além disso, o acordo com a Anatel ainda prevê a ampliação de sinal em quatro municípios: Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia e Sério. O prazo final também é dezembro de 2028. Por conta do avanço na liberação do 5G, a tendência é que essas datas sejam antecipadas.

Famílias buscam alternativas

A falta de sinal de telefonia em localidades do interior fez com que produtores investissem em sistema de internet por fibra óptica. Por meio de provedores locais a expansão dessa tecnologia se acentuou nos últimos anos.

Moradora de Arroio Grande, distrito de Arroio do Meio, Cenira Rodrigues relata as dificuldades em não haver comunicação pela rede de celular. “Moramos mais distantes do centro e se houvesse alguma emergência não teria como recorrer a ajuda. Por isso, optamos em instalar internet.”

A agricultura destaca também que a falta de comunicação nas áreas rurais foi um dos fatores para o êxodo rural. Segundo ela, é preciso tecnologia para permanecer nas atividades, seja na produção de aves, suínos ou bovinocultura leiteira.

Sem sinal de celular, Cenira Rodrigues, de Arroio do Meio, investiu na instalação de internet por fibra óptica. Crédito: Gabriel Santos

“Sinal de celular não é luxo”

Ainda que no passado ter celular fosse para poucos, hoje é considerado um item essencial, essa é a avaliação do presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco. “Ter telefone, internet e energia de qualidade são condições básicas, por isso, sinal de celular não é luxo.”

Moresco ressalta que esses serviços estão atrelados ao desenvolvimento no meio rural. “Para que as famílias continuem a produzir é preciso oferecer o básico. Por isso, é preciso olhar com mais atenção para as comunidades mais distantes dos centros.”

Região ganha nova operadora móvel

A parceria entre a Unifique e a MHNet Telecom resultou em uma operadora de celular com atuação no sul do país. Em primeiro momento como uma MVNO (no inglês, Mobile Virtual Network Operator) com foco no 4.5G por meio da infraestrutura de rede da Vivo. Com isso, passou a ter abrangência em nível nacional.

Agora, a partir do leilão do 5G, terá rede própria. Dentre as obrigações até o fim de 2030 está a instalação de 1,2 mil estações de rádio base (ERBs) nos três estados do sul. Na região, os municípios com menos de 30 mil habitantes vão receber a infraestrutura da Unifique. Pelo cronograma da agência, 30% das localidades devem contar com cobertura até 31 de dezembro de 2026.

Conforme proposto, a nova geração deve permitir conexões pelo menos 20 vezes mais rápidas do que no 4G. Outra vantagem apontada para o sistema está na menor latência (tempo de resposta) e possibilidade de conexão de mais aparelhos de forma simultânea.

Agendamento liberado para o novo sistema de TV

– Anta Gorda
– Arvorezinha
– Dois Lajeados
– Paverama
– Putinga

Avanço do 5G força troca das parabólicas

A nova geração de sinal de celular também traz mudanças na transmissão do sinal de televisão aberta. Para evitar interferências, a tecnologia banda C (tradicional parabólica) será substituída pela KU. Aos beneficiários de programas sociais do governo, a substituição é gratuita.

Em pelo menos cinco cidades da região já é possível pedir a instalação da antena e receptor. Esses municípios se enquadram na liberação da frequência para receber o sinal 5G antes do prazo previsto. Para saber se já está apto a receber os equipamentos deve ligar no 0800-729-2404 ou pelo site sigaantenado.com.br.

Instalação do 5G exige a troca das antenas parabólicas de televisão por kits mais modernos. Crédito: Divulgação

Implementação do 5G

A Anatel avança com a liberação de cidades para receber o sinal 5G. Até o fim de semana deve ser autorizada a implantação da tecnologia em mais quatro cidades da região: Paverama, Poço das Antas, Tabaí e Taquari.

Ainda assim, a instalação dos equipamentos depende da estratégia de investimentos das operadoras. Para cidades com menos de 30 mil habitantes, o prazo para atender pelo menos 30% dos municípios é o fim de 2026.

Além das áreas urbanas, a tecnologia de 5ª geração também estará presente na BR-386. A instalação da infraestrutura será feita pela Winity vencedora do leilão. A projeção é que ela forneça o sinal para a operadora Vivo. Embora a negociação tenha sido colocada sob avaliação da Anatel, especialistas do mercado de telecomunicação acreditam que possa ser efetivada.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais