Apomedil colaborou com o sucesso de diversas empresas de transporte de Lajeado

Lajeado Empreendedora

Apomedil colaborou com o sucesso de diversas empresas de transporte de Lajeado

Concessionária Mercedes Benz iniciou como oficina mecânica e posto de combustível, mas se consolidou como uma das principais revendedoras do estado

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Abril de 2023 às 15:17

Apomedil colaborou com o sucesso de diversas empresas de transporte de Lajeado
Cleo Weiand contribuiu diretamente no sucesso de diversas empresas de transporte de Lajeado. (FOTO: Eduardo Dorneles)

Empreender é também colaborar. A consequência do sucesso de um negócio é ser capaz de influenciar diretamente em outros. Esse é o propósito da Apomedil e de Cleo Weiand, nome à frente da concessionária Mercedes Benz, que há mais de 60 anos contribui com diversas empresas no ramo logístico do Vale do Taquari e do Estado.

A carreira profissional de Cleo começou aos 14 anos. Inicialmente como ajudante na Apomedil, que na época era uma oficina mecânica e posto de combustível. Logo, passou a gerenciar o posto. “Meu sonho era ser vendedor de caminhão. Fiquei na administração do posto até 1977, quando a empresa expandiu”, conta.

Na década de 1960, quando a Apomedil foi inicialmente fundada por José Pedro Bonaldo, a família de Cleo já trabalhava no ramo de veículos. Quando passaram a fazer parte da Apomedil, na década de 1970, a intenção era buscar resultados no segmento de caminhões. “De lá pra cá, evoluímos. Essa década no Brasil era uma época de muitas oportunidades e o negócio prosperou bastante”, recorda.

O Grupo Weiand, como era conhecido na época, reunia sete famílias. Uma delas era a família Weiand. A união durou até 1986, quando os sócios optaram pela divisão dos negócios. Como resultado, sua família ficou responsável pela concessionária. Dali, vários investimentos foram feitos no segmento, o que resultou na compra e inauguração de diversas operações pelo estado.

Hoje, a operação conta com unidades nas cidades de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo. Além disso, atende cerca de 150 municípios na área central do estado. “Atualmente, somos quatro irmãos que são sócios há mais de 50 anos. Isso é uma raridade”, brinca Weiand. 

Na região do Vale do Taquari, a Apomedil se consolidou no ramo logístico, já que a cidade fica localizada estrategicamente entre diversas cidades pólo do estado. A proximidade com elas contribuiu diretamente para o sucesso do negócio, responsável por alavancar inúmeros outros.

“Lajeado conta com muitas transportadoras. Em algum momento, elas estiveram com a Apomedil. Somos parceiros no sucesso dos nossos clientes”, conclui Cleo Weiand, ciente de que o legado deixado pela empresa é de colaboração com o desenvolvimento econômico e social de Lajeado e de todo o Vale do Taquari. Mais um exemplo de como o empreendedorismo faz parte da essência da cidade.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais