112 anos do Lajeadense

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

112 anos do Lajeadense

Por

Lajeado

O Clube Esportivo Lajeadense é um dos mais antigos do Brasil e faz parte da história da cidade. Em 23 de abril de 1911, foi fundado sob o nome de Sport Club Lajeadense, pelos amigos Deodato Borges de Oliveira, Carlos Gravina, Álvaro Mello, Paulo Lima e Fritz Plein.

Foi Oliveira quem assumiu como o primeiro presidente. Natural de Taquari, ele foi por muitos anos responsável pelo distrito de Santa Clara do Sul, naquela época, parte de Lajeado. A paixão de Deodato pelo alviazul era tanta que, quando faleceu, há 50 anos, foi enterrado com uma faixa do clube. O jornalista Rodrigo Conte registrou a trajetória centenária do Lajeadense em um livro, publicado em 2019.

O primeiro presidente, Deodato Borges de Oliveira, deu o pontapé inicial no jogo comemorativo dos 50 anos do clube. Crédito: Acervo livro C.E. Lajeadense/2019

O antigo Florestal

Os primeiros jogos foram disputados no chamado “potreiro dos Berner”. Era um campo às margens do que é hoje a Avenida Benjamin Constant, entre as ruas Cristiano Schmidt e Mário Cattoi, no bairro Florestal.

Naquele tempo, aquela parte da cidade era tomada por mato e muitas famílias aproveitavam a área verde para piqueniques e festas ao ar livre. O centro da cidade ficava afastado, mais próximo ao Rio Taquari.

O antigo campo, entre as ruas Cristiano Schmidt e Mário Cattoi

Rivalidades

Os principais rivais do Lajeadense eram os clubes de Estrela e Santa Cruz, em especial, na década de 1940. As brigas, dentro e fora dos gramados, eram tão frequentes que os jogos entre Lajeado e Estrela chegaram a ser suspensos por um período.

Naquele tempo, a sede do Estrela F.C. ficava nas proximidades da antiga Polar, e muitos brigões se enfrentavam nas barrancas do rio Taquari. Isso rendeu às partidas o apelido de “Clássico das Barrancas”. Alguns relatos contam que até as mulheres participavam, já que suas sombrinhas eram usadas tanto para proteção ao sol quanto para as brigas.

O novo (velho) estádio

Com o crescimento do clube, foi necessário ampliar a estrutura. Assim, em 1957, o Lajeadense comprou uma nova área, também no bairro Florestal, mais adiante, na rua General Flores da Cunha.

O novo estádio foi inaugurado em julho de 1962, em um jogo contra o São José (antigo clube de Lajeado). Anos mais tarde, esses dois times se uniram na chamada Lajeado Associação de Esportes (LAE), fusão que durou até 1977.

O pavilhão social, com as arquibancadas, foi inaugurado ainda na década de 60, em 1966. Essa estrutura recebeu os torcedores do Lajeadense até o fim dos anos 2000, quando o antigo estádio foi vendido. A sede atual do Lajeadense foi inaugurada em 2012, no bairro Floresta.


HÁ 20 ANOS

Via Sacra na Matriz de Lajeado

Vinte anos atrás, era celebrado o feriado de Páscoa e de Tiradentes. A Paróquia Santo Inácio organizava um espetáculo da Paixão de Cristo na igreja. O evento reuniu mais de mil pessoas e foi encenado pelo grupo Vida e Luz, com cerca de 75 atores. Naquela edição, Ademar Berté interpretava o papel de Jesus Cristo. Berté já participava há 18 anos do espetáculo, mas dizia que se emocionava todas as vezes.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Acompanhe
nossas
redes sociais