Estudo aponta locais com mais acidentes em 2022   

TRÂNSITO EM LAJEADO

Estudo aponta locais com mais acidentes em 2022  

Cruzamento da BR-386 com a Avenida Senador Alberto Pasqualini lidera lista

Por

Atualizado quarta-feira,
19 de Abril de 2023 às 19:12

Estudo aponta locais com mais acidentes em 2022   
Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um levantamento de todos os acidentes ocorridos em 2022 apontou as esquinas com maior número de ocorrências no município. O estudo, feito pela Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), tem como objetivo definir as prioridades de obras e ajustes a serem executados para reduzir acidentes. O cruzamento da BR-386 com a Avenida Senador Alberto Pasqualini foi o mais perigoso, com 18 colisões.

Para elaborar o estudo, foram utilizados os dados pelo Departamento de Trânsito (668 casos), Brigada Militar (284) e Polícia Civil (206), com ou sem feridos. Houve um total de 1.178 registros de acidentes em 2022. Os casos foram colocados em uma ferramenta que, por sua vez, gerou mapas indicativos.

– Nosso objetivo era ter um levantamento completo de quais são os locais prioritários para agir. Saber os pontos em que ocorrem os casos nos ajudará a tomar decisões mais técnicas e nos indicará o que deve ser feito em cada situação – avaliou Cleiton Felipe Pinto, engenheiro civil com especialização em engenharia de tráfego, responsável pelo estudo. A análise mostra, ainda, que dos 36 cruzamentos com semáforos, apenas em 4 não houve ocorrência. Nestes locais, foram 141 situações.

Nos pontos, já foi realizado um estudo dos casos para que as ações a serem feitas sejam específicas e possam contribuir para a redução dos acidentes. O levantamento deste ano está em andamento e será elaborado com mais detalhes, como a gravidade do acidente e as causas.Agora, o Departamento de Trânsito avalia o estudo para implementar as ações sugeridas.

– O estudo indica que os acidentes ocorridos resultam de uma infração anterior porque mesmo em cruzamentos com semáforo ocorrem acidentes graves. Isso indica que as pessoas não estão respeitando o sinal vermelho ou estão trafegando em velocidade excessiva. Por isso, vamos agora avaliar a instalação dos chamados “furões” e radares, ou seja, sistemas que flagram motoristas que furam o sinal vermelho ou andam rápido demais. Para evitar acidentes graves é preciso punir quem desrespeita as regras de trânsito – explica o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner.

Destaques do estudo

Número de acidentes em 2022: 1.178

Cruzamentos mais perigosos

BR-386 com a Av. Senador Alberto Pasqualini: 18 acidentes

Rua Bento Rosa com a Rua Capitão Leopoldo Heineck: 13 acidentes

Rua Júlio de Castilhos com a Rua Júlio May: 11 acidentes

ERS-130 com Rua Carlos Spohr Filho: 11 acidentes

Avenida Senador Alberto Pasqualini com a Rua 25 de Julho: 10 acidentes

Avenida Benjamin Constant com a Rua João Sebastiany: 10 acidentes

 

Acompanhe
nossas
redes sociais