Estrela registra mais de 300 casos de dengue desde o início do ano

DOENÇA EM ALTA

Estrela registra mais de 300 casos de dengue desde o início do ano

Confirmações da doença dobraram nos últimos 15 dias e cidade está entre as com mais infecções em 2023. Gestores encontram desafios na conscientização

Por

Atualizado quarta-feira,
19 de Abril de 2023 às 14:11

Estrela registra mais de 300 casos de dengue desde o início do ano
Atuação dos agentes de endemias ganhou o reforço de dois novos profissionais, número considerado insuficiente pelos gestores. Crédito: Arquivo/ A Hora
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O alerta referente às ocorrências de dengue faz as equipes aumentarem a intensidade dos trabalhos. Com reforço no número de agentes e nas ações de fiscalização, o governo tenta travar a crescente nos casos. Nos últimos 15 dias, o número de pessoas infectadas pela doença mais que dobrou – desde o início do ano, o município contabiliza 349 confirmações.

O bairro com o maior índice de contaminações é o Pinheiros, com 169 casos, o equivalente a 48,4% dos registros em Estrela. Pela localidade iniciaram os mutirões e as novas estratégias de combate ao Aedes aegypti. Uma delas consiste em buscar os casos confirmados e ampliar as visitas nas residências vizinhas.

O salto no número de casos ocorreu na última semana de março, quando os 69 casos confirmados fizeram as ocorrências saltarem para 165 no dia 2 de abril. Desde então, foram mais 184 pessoas infectadas, 111,5% a mais que o início do mês. Os números foram divulgados pela Secretaria da Saúde do município.

Na comparação com outras cidades do RS, Estrela é a 6ª com mais casos. Encantado lidera a listagem, com 1.255 confirmações, conforme contagem do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Explicações no parlamento

O secretário da Saúde, Celso Kaplan, utilizou o espaço da tribuna livre na câmara de vereadores na sessão dessa segunda-feira, 17, para falar sobre o momento do município em relação à doença. “Achei importante trazermos isso como uma forma de esclarecer e mostrar como está a situação e os impactos da dengue no sistema de saúde de Estrela”, disse.

A equipe busca alternativas para prevenir o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. O gestor cita o município de Garibaldi como exemplo de local que utiliza plantas com o intuito de manipular a evolução do inseto. “Isso tudo se resume a tecnologias que são estudadas com organismos vivos, para fabricar e modificar os produtos e até o próprio mosquito”, explicou.

Dificuldades para reforçar equipe

Kaplan mencionou que há um desafio para a contratação de novos agentes de endemias. “Nós queríamos passar para 10 agentes, mas enfrentamos muitos problemas na contratação.” Cinco profissionais estavam na lista para assumir o cargo, no entanto três deles não aceitaram o chamado do município. “Temos uma equipe aumentada, mas não completa como gostaríamos, apesar de ter um salário dentro do piso regional da função.”

Auxílio da comunidade

O secretário também pede a colaboração dos moradores. “Se nós não tivermos a conscientização da população, não vamos conseguir mudar isso”, afirmou. Ele percebe uma crescente na infestação pelo mosquito, não apenas em Estrela, mas em todo o país. “Isso está nos preocupando, porque pressiona muito o sistema de saúde”, concluiu.

Acompanhe
nossas
redes sociais