Programação na Univates  enaltece a diversidade

"DIÁLOGOS DA CONTEMPORANEIDADE"

Programação na Univates enaltece a diversidade

O oitavo Simpósio Internacional “Diálogos da Contemporaneidade” iniciou ontem e tem atividades até quarta. Entre as atrações, palestra da drag queen Rita von Hunty e conferência sobre povos indígenas

Por

Atualizado terça-feira,
18 de Abril de 2023 às 08:32

Programação na Univates  enaltece a diversidade
Abertura do simpósio contou com a palestra da drag queen Rita von Hunty. Crédito: Divulgação
Lajeado

Marcado pela diversidade e discussões sociais, o oitavo Simpósio Internacional “Diálogos da Contemporaneidade” iniciou ontem, com palestra da drag queen Rita von Hunty. A programação se estende até quarta-feira, 19, com conferências, grupos de estudos e atrações culturais na Univates, com o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”.

Na noite de ontem, o encontro com a professora, filósofa e youtuber reuniu 1,17 mil pessoas no teatro da universidade, e cerca de 400 pessoas no Prédio 7, onde a palestra também foi transmitida. Nesta terça-feira, 18, às 19h30, o tema abordado é “Diálogos com povos indígenas: (re)existências a partir do pensamento identitário”, com a advogada Fernanda Kaingáng e o professor Diego Maurício Hernandez, da Colômbia.

Nascida em Tapejara, na aldeia indígena Carreteiro, Fernanda estudou Direito e se tornou a primeira advogada Kaingang do Sul e a primeira indígena mestre do país. Hoje, é doutoranda em Patrimônio Cultural e Propriedade Intelectual pela Universidade de Leiden, nos Países Baixos.

Já Hernandez, que participa da conferência de forma virtual, é graduado e pós-doutor em Direito pela Universidade Nacional da Colômbia, mestre e doutor em Filosofia, com conhecimento e experiência na implementação de projetos sociais e temas humanitários.

Luta indígena em destaque

O painel tem como objetivo valorizar e reconhecer os conhecimentos e contribuições dos povos indígenas para diferentes aspectos das comunidades. Quem faz a mediação do encontro é o historiador Luiz Fernando da Silva Laroque e Luiz Alan Retanh Vaz.
Laroque trabalha com a temática na universidade, na graduação, pós graduação e projetos de extensão. O professor destaca a existência de mais de 200 povos indígenas no Brasil, com diferentes línguas, culturas e religiões.

“Pensamos que é um tema importante. As populações indígenas sempre estiveram e se encontram aqui hoje, então é importante dialogar com essa questão”. O historiador, juntamente com uma arqueóloga e cientista ambiental, também vai coordenar no evento o Grupo de Trabalho (GT) Decolonialidades: história, pessoas e territórios. Outros grupos de trabalhos também ocorrem durante o evento e a comunidade pode se inscrever para assistir às apresentações pelo site da Univates.

Na quarta-feira, 19, às 19h20, o evento também traz ao palco do teatro o tema “Diálogos sobre decolonialidades: (re)existências a partir do conhecimento”, com os professores e pesquisadores Suze Piza e Alberto Acosta. Antes da conferência, haverá uma apresentação do Grupo de Capoeira Oxósse Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais