Aniversário de Forquetinha

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Aniversário de Forquetinha

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Faz 27 anos que Forquetinha conquistou a sua emancipação política, quando se separou do território de Lajeado em 16 de abril de 1996. Mas o município só foi instalado de forma oficial em 2001, quando assumiram o primeiro prefeito, vice e vereadores.

A origem do nome da pequena cidade é incerta, mas a denominação é um diminutivo do rio que fica próximo à localidade, o rio Forqueta. Registros mostram que, em 1857, o alemão Ernst Ludwig Müzell media as terras que formam a atual Forquetinha. O território, na época, sob posse de Antonio Fialho de Vargas, foi dividido em lotes coloniais, que seriam vendidos aos imigrantes.

Quem conta essa história é o primeiro prefeito de Forquetinha, Waldemar Richter. Entre os raros documentos históricos, Richter encontrou um registro de casamento de 1875, que ocorreu em uma casa na localidade.

A grande maioria dos imigrantes alemães se estabeleceu em Forquetinha no final da década de 1870, vindos dos Vales do Caí e Sinos (as velhas colônias) e também do atual bairro Conventos. Em 1879, o pastor Ernst Hermann Doebber veio morar em definitivo no município e, junto com ele, trouxe mais de 100 famílias.

Para a diversão, a comunidade montava estruturas de bolão em dias festivos. Além disso, por volta de 1890, um Clube de Lanceiros foi criado, tanto para esporte quanto para autodefesa

 

Cervejaria Storck, criada em 1937. Os colonos desenvolveram ofícios além da agricultura. A primeira cervejaria, por exemplo, data de 1890, de Pedro Rheinheimer

Ensino e religião

No início da colonização do território, os cultos e missas eram realizados nas casas dos pioneiros. A primeira igreja de Forquetinha foi erguida pelos evangélicos na década 1890 e, aos fundos, a primeira escola. Hoje, essa antiga estrutura ainda existe, mas a torre foi demolida, e serve de residência. Poucos metros ao lado, no cemitério luterano, foi construída uma réplica da fachada do primeiro templo religioso do município.

Richter destaca que os imigrantes tinham muito apreço pela educação, por isso, os primeiros registros de escolas datam da década de 1880 ainda, em várias localidades de Forquetinha. Dados mostram que Christoph Bauer já lecionava na sua própria casa, em Bauereck, por volta de 1885.

Primeira Igreja Evangélica de Forquetinha, construída na década de 1890. A foto é de 1904, durante um culto festivo de Kerb

A luta pela emancipação

Os primeiros movimentos pela autonomia política surgiram ainda na década de 1980. Richter explica que, ao longo do século XX, Lajeado instalou diversos distritos pelo município: Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Sério. Esses distritos englobaram boa parte do território que formava a localidade de Forquetinha.

Assim, na década de 1980, começou um movimento para tornar Forquetinha também um distrito e recuperar parte dessas terras, o que foi oficializado em 1987. Foi nesse momento que a comunidade percebeu a identidade própria que a localidade tinha, conta Richter. Assim, influenciados pelas demais emancipações, que ocorreram pelo Vale na década de 1990, Forquetinha também lutou pela sua autonomia.

No dia 16 de abril de 1996, outros três municípios comemoram sua emancipação: Canudos do Vale, Westfália e Coqueiro Baixo. Na próxima semana, a Coluna Memórias trará um pouco da história dessas localidades.


HÁ 20 ANOS

As 100 maiores empresas de Lajeado

Vinte anos atrás, as empresas do setor alimentício lideravam o ranking das 100 maiores do município. A lista levava em conta o valor adicionado fiscal de 2002. No ano passado, 2022, as empresas de alimentação também lideravam o ranking.

2002

1º – Avipal (BRF)

2º – Florestal

3º – Bebidas Fruki

4º – Companhia Minuano

5º – Imec

2022

1º – BRF

2º – Docile

3º – Companhia Minuano

4º – Florestal

5º – Atlas Brasil Calçados

Acompanhe
nossas
redes sociais